terça-feira, 27 de maio de 2008

AS PREOCUPAÇÕES DE MÁRIO SOARES


O QUE O PREOCUPA: A DESIGUALDADE OU A SUBIDA DO PC E DO BE?

No DN de hoje Mário Soares escreveu um artigo “Pobreza e desigualdade”, largamente difundido em todos os meios de comunicação social. Disse o óbvio, embora o óbvio dito por ele tenha muita mais força do que dito por qualquer outra pessoa.
Há, porém duas questões que o artigo suscita. A primeira é a seguinte: o que preocupa Soares é a desigualdade e a política neo-liberal do PS ou a subida eleitoral da esquerda (PC e BE) em consequência dessa política? Eu quero acreditar que MS, embora fundador de um partido que, salvo a criação do Serviço Nacional de Saúde (que muito deve ao socialismo ético de António Arnault), não ostenta no seu passado de governação nenhuma das típicas medidas do chamado modelo social europeu, esteja realmente preocupado com a vertigem neo-liberal que percorre o mundo. Porque admite que a generalização da crise – a crise financeira, a crise alimentar, a crise energética – põe em causa a liberdade.
Destas considerações decorre a segunda questão: o artigo de MS é um grito de alerta ou uma demarcação? O grito de alerta tem efeitos reduzidos ou nulos, pois ninguém acredita que o PS vá mudar de política, tanto mais que o seu grupo dirigente, e os seus mais fiéis ideólogos, nem sequer admite que possa haver outra política, que não a do “socialismo neo-liberal”! Resta a demarcação…

Sem comentários: