quarta-feira, 21 de maio de 2008

HILLARY CLINTON VENCE EM KENTUCKY POR LARGA MARGEM



HILLARY JOGA NO IMPASSE

H. Clinton venceu em Kentucky com cerca de dois terços dos votos. Foi uma vitória expressiva, embora insuficiente para alterar o rumo dos acontecimentos, já que ela não tem qualquer hipótese de alcançar os 2025 votos necessários para a nomeação, meta recentemente reafirmada pela direcção do Partido Democrático como necessária para aquele efeito.
Todavia, pelo discurso que H. Clinton acaba de fazer, ficou claro que ela não aceita aquele número de votos como suficiente para assegurar a nomeação. H. Clinton disse que nem ela nem Obama estarão em condições de alcançar o número mágico, no dia 3 de Junho, data em que terminam as primárias. Para H. Clinton o número mágico não é aquele, mas um número que entre em linha de conta com os delegados de Michigan e da Florida, ou seja, mais de dois mil e duzentos votos.
Como já não pode haver eleições na Florida, nem em Michigan, nem, por outro lado, podem ser contados os resultados de eleições que o partido não reconheceu, aliás, o nome de Obama em Michigan nem sequer figurava nos boletins de voto, parece óbvio que H. Clinton busca o impasse. Ou seja, visa alimentar uma expectativa alta dos seus apoiantes que, caso não seja satisfeita, terá efeitos muito negativos na candidatura democrática. Aliás, a NBC passa em rodapé a informação de que 41% dos apoiantes Clinton votarão em McCain…
Dentro de duas horas encerram as urnas em Oregon e, se Obama ganhar, ver-se-á como reagirão nos próximos dias os superdelegados que ainda não definiram o seu voto.

Sem comentários: