quinta-feira, 8 de maio de 2008

O QUE PRETENDE H. CLINTON?


O ESTRANHO COMPORTAMENTO DA SENADORA

Depois das eleições da passada terça-feira, só um verdadeiro milagre poderia levar à nomeação da Senadora como candidata do Partido Democrático a presidente da república. Se não vejamos: para a nomeação são necessários 2025 votos. Obama necessita de apenas 169 votos. Hillary de 326.
Estão por decidir 217 delegados “pledged”, distribuídos pelas seguintes eleições a realizar em: Virgínia Ocidental (28); Kentucky (51); Oregon (52); Porto Rico (55); Montana (16); e Dakota do Sul (15). Por outro lado, há 253 superdelegados que ainda não manifestaram a sua preferência.
Ora, tendo H. Clinton 1699 votos, entre delegados “pledged” e superdelegados, para que possa atingir os 2025 votos necessários para a nomeação ela teria de recolher 69,36% dos votos que estão por atribuir. Como tal cenário não é de modo algum realista, é caso para perguntar o que pretendem os Clinton.
Na imprensa americana circulam muitas teses, embora as três seguintes nos pareçam as mais plausíveis:
Primeira - Mantém-se na corrida apenas para desgastar Obama e facilitar a sua derrota;
Segunda – Mantém-se na corrida porque pretende assegurar um grande lugar na Administração Obama;
Terceira – Mantém-se na corrida, porque Bill Clinton é um jogador e como jogador acredita que algo de inesperado possa ainda acontecer.
Se eu tivesse que me decidir por uma destas teses, “apostaria” na última.

Sem comentários: