domingo, 4 de maio de 2008

DERROTA HISTÓRICA DO LABOUR


NÃO HÁ PORQUE NÃO NOS REGOZIJARMOS


O Partido Trabalhista sofreu a sua mais expressiva derrota dos últimos 40 anos, nas eleições municipais de quinta-feira passada, em Inglaterra e no País de Gales, nas quais foi relegado para o terceiro lugar, depois dos conservadores e dos liberais-democratas.
Para além da carga negativa herdada de Blair, Bronw perdeu a batalha da extensão da prisão preventiva aos suspeitos de terrorismo sem culpa formada e acima de tudo foi penalizado por ter enganado os eleitores de menores rendimentos. Na verdade, quando há cerca tomou a decisão, aplicada agora, de baixar em dois pontos percentuais os impostos à classe média à custa da subida dos impostos dos mais pobres, prometeu a estes compensações que se revelaram insuficientes para neutralizar as perdas e, além disso, só beneficiavam uma parte dos atingidos pelos aumentos.
Este comportamento, a par de outras manobras, por altura do congresso do Partido Conservador, destinadas a fazer crer que haveria antecipação de eleições, o que não veio a acontecer, fizeram com que o eleitorado penalizasse sem contemplações uma política pouco séria, oportunista e indecisa.
Quando assim acontece, quando o eleitorado é enganado, a derrota é sempre bem vinda, venha quem vier a seguir!

Sem comentários: