quinta-feira, 15 de abril de 2010

QUATRO NOTAS SOLTAS SOBRE AS NOTÍCIAS DO DIA




OS COMBUSTÍVEIS, CAVACO EM PRAGA, A TAGUSPARK E O REPRESENTANTE DA RTP EM WASHINGTON

1 - O Ministro da Economia não sabe por que razão sobe tanto o preço dos combustíveis. E Manuel Sebastião lá vai ter que explicar outra vez que está tudo correcto. O Ministro deveria saber que o homem da concorrência anda, desde que está no lugar, com uma lâmpada – que não é de Aladino – a procurar a acta do cartel negociado pelas petrolíferas…e ainda não a encontrou.
O Ministro se tivesse o que manifestamente lhe falta teria feito a pergunta de outra maneira: por que razão vão para a cadeia, quando são apanhados, os encapuzados que à noite assaltam as bombas da gasolina e continuam em liberdade os que roubam diariamente os portugueses com preços especulativos ou claramente acima do justo valor do mercado?
2- O Presidente da República Checa, o ultra neoliberal Vaclav Klaus, pregou hoje em Praga um grande raspanete a Cavaco Silva, por haver países com défices excessivos, coisa que ele, que já foi ministro das finanças e primeiro-ministro, jamais admitiria. Infelizmente, os nossos governantes não sabem responder. Cavaco encolheu-se e disse que Portugal vai recuperar quando os outros recuperarem, porque é uma economia muito aberta e muito dependente de terceiros.
3- Embora a gente gostasse de os ver na cadeia, porque é lá o lugar deles, reitero o que ontem disse: é muito mais eficaz ir buscar o "dinheirinho" da Taguspark enquanto é tempo do que estar a tenar condená-los criminalmente, ainda por cima com base num tipo legal que não corresponde à situação de facto. Alguém no Ministério Público deveria ocupar-se disto urgentemente.
4- O representante da RTP em Washington, Vítor Gonçalves, se a memória me não falha, deu hoje provas de grande coragem ao conduzir um veículo militar norte-americano em teatro de operações…simulado. Foi pena que não tenha demonstrado a essa mesma coragem no Haiti quando, um dia depois de lá ter chegado, se "mandou" pela janela fora de um terceiro andar numa das réplicas do sismo…

1 comentário:

Anónimo disse...

O preços dos combustíveis é um exemplo de como ninguém quer esclarecer ninguém e os temas apenas servem para pretexto de propaganda. Nesta questão, para o cidadão comum, como eu, é difícil perceber a ligação entre as cotações do crude em €, em euros digo, e o preço dos combustíveis petrolíferos; se euro sobe dizem-nos que as cotações e as transacções são em dólares; se o euro desce dizem -pois, o dólar está mais caro, logo ...; se tudo isto joga no mesmo sentido, dizem-nos -ah, pois, mas o problema é na refinação, há insuficiência de capacidade- Uma tanga!! Ora, em meu entender, o que está em causa é saber se as petrolíferas aproveitam a dança destas relações entre preço das m.p. e cotações cambiais para aumentarem as suas margens, e isso não é difícil de averiguar desde que controlados os critérios contabilísticos usados, os stocks e os volumes transaccionados. Agora pretenderem impedir a cartelização de preços mantendo o sistema de fixação de preços é que me parece ingenuidade se fosse séria a pretensão. Aliás, há sectores em que os preços são altamente determinados administrativamente e que, nem por isso, deixam de registar tão ou mais elevadas margens de lucro, não sabem quais?