quarta-feira, 14 de julho de 2010

A TRANSUMÂNCIA OU AS JORNADAS PARLAMENTARES DO PSD




HÁ SINAIS DE QUE CHEGOU O INVERNO DO PS

Quando chega o frio e as neves cobrem os pastos, os gados tendem a deslocar-se para as pastagens que resistem aos rigores do inverno. É um movimento pendular, que se perde na memória dos tempos, repetido durante séculos ao ritmo das estações, e que somente as novas tecnologias tendem a fazer desaparecer, sem contudo o eliminar completamente.
Tecnologias à parte, na política portuguesa passa-se desde o 25 de Abril algo de semelhante entre os apoiantes do Bloco Central. Também eles mudam de pasto, sem mudar de manjedoura. Logo que as sondagens indiciam o começo do “inverno” do partido do governo, este “gado de luxo” muda-se com armas e bagagens para o outro partido do Bloco central. E fazem-no com uma aparente tão grande convicção, que se não soubéssemos o que é a transumância até seríamos levados a acreditar que eles estariam dispostos a morrer à fome no próximo inverno.
De facto, eles não se limitam a apoiar e a dizer: “Estamos aqui, podem contar connosco”. Não, eles fazem mais. Põem-se à frente do rebanho, fazem propostas vanguardistas. Sugerem mesmo a exterminação dos concorrentes ou o modo fácil de os rebanhos se cevarem à custa dos outros.
Enfim, é um gado canalha!

2 comentários:

Anónimo disse...

Era interessante refrescar a memória com as imagens, nomeadamente televisivas, dos capitães do capital e, sobretudo, os seus avatares nos jornais e televisões, exultantes com o génio de Sócrates e os seus magníficos ministros. Mas, apesar destas "transumâncias", a crise, neste caso para os lados do PS, não é dramática porque mantém-se a inamovilidade do chamado quadro permanente do bloco central. O "miolo" mantém-se,ainda que na penumbra, também é necessário que os eleitores sintam que conseguiram vingar-se, que mandam alguma coisa.

Jorge Almeida disse...

Os "capitães do capital" têm memória?

A avaliar por Ricardo Salgado ...