quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O RELVAS E CERTOS COMENTADORES DO PS


 

DUAS CONCEPÇÕES DE DEMOCRACIA
Estudantes obrigam Relvas a abandonar conferência

 

É difícil não dizer, com muita mágoa nossa, que o Relvas esteve melhor nas vaias de ontem e de hoje do que alguns responsáveis do PS que as comentaram (Santos Silva e Proença).
 
Relvas, mal ou bem, com aquela cara sem vergonha que Deus lhe deu, lá foi dizendo que eram ossos do ofício aquilo por que passou e que estava preparado para continuar a passar. Não interessa o que ele estava a pensar nem o que provavelmente vai tentar fazer. Interessa o que ele disse.

Mas para Santos Silva (Augusto) e Proença (UGT) foram actos antidemocráticos que empobrecem e envergonham a nossa democracia.

Felizmente, os estudantes responderam com toda a propriedade a todos aqueles que lhes perguntaram se os protestos não teriam sido exagerados.

Responderam bem. Democraticamente, enumerando os exageros e a violência do Governo.

Há aqui duas concepções de democracia: a do Governo e a dos responsáveis do PS que entendem que tudo o que o Governo faz é legítimo…porque foi eleito, independentemente de eles concordarem ou não com a governação. E a dos estudantes – que é também a nossa - que é uma concepção substantiva de democracia: se é preciso ser eleito para governar, não basta ser eleito para que todos actos de governação sejam legítimos.

Por favor, não desmobilizem. Mantenham-se violentamente abstencionistas, mas não desmobilizem!

2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Sim, no mínimo isso...

ana paula disse...

De acordo consigo!