quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

VOOS DA CIA


 

A COLABORAÇÃO PORTUGUESA ENTRE 2002 E 2006

O relatório ontem publicado em Nova York pela investigadora Amrit Singh da Open Society Foundation não diz nada que antes se não soubesse sobre os voos da CIA, apenas confirma, agora com mais provas, o que já se sabia ser o envolvimento de 54 países, entre os quais Portugal (115 escalas em território português), em detenções à margem da lei realizadas pela CIA em diversos países.

O que se passou em Portugal só se pode ter passado com o conhecimento e a autorização do governo português. De vários governos portugueses, nas datas que se tornaram do domínio público depois que foi conhecido o envolvimento de Espanha.

Como aqui se referiu em múltiplos posts, ninguém acreditaria, por mais irrelevante que fosse o Estado “colaborante”, que os voos da CIA tivessem usado aeroportos portugueses e cruzado o espaço aéreo português sem autorização do Governo.

Todos aqueles que no Parlamento negaram veementemente o seu próprio envolvimento e o envolvimento de Portugal estavam a mentir. Mas isso também já se sabia a partir do momento em que se tornaram públicos telegramas da Embaixada americana em Lisboa versando o assunto.

A administração americana, principalmente a de Bush, contava com amigos muito íntimos no seio do Governo português. Como eles lutaram pelo “reforço da relação transatlântica” …e agora a América, sem mais, retira-se praticamente das Lajes, fecha-lhes comandos em Oeiras, em suma, vira-lhes as costas e volta-se para o Pacífico. Coitados, em menos de trinta anos ficaram órfãos duas vezes: primeiro da Guerra Fria que era a razão de ser da sua existência política e agora da relação transatlântica. Ainda vão ter de emigrar para as ilhas Salomão para colaborarem no fortalecimento da “relação transpacífica”.

Lamentável a actuação da Procuradoria Geral da República que nada viu, nada soube, nada descobriu…

Quem se habitua a desprezar e a desrespeitar os direitos dos outros acaba mais tarde ou mais cedo por ver desrespeitados os seus próprios direitos…

Sem comentários: