quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SANTOS SILVA NA SIC N



MON DIEU, ELE NÃO PERCEBEU NADA!

Hoje ia-me deitar mais cedo, com a esperança de amanhã, mais fresco, recomeçar o comentário.
Antes de adormecer, liguei a TV na SIC N. Santos Silva falava com Ana Lourenço. Tive sorte, bastaram-me três minutos para perceber que o ainda Ministro dos Assuntos Parlamentares não percebeu nada do que se passou no dia 27 de Setembro!
Ninguém acredita que Santos Silva esteja a falar por conta própria. Ele está a expor a “linha” do entendimento que o PS tem do governo nesta nova versão.
Para Santos Silva é tudo simples como uma auto-estrada sem curvas, nem movimento. Ele acha que se o PS foi o partido mais votado terá legitimidade para pôr em prática tudo o que defendeu na campanha, sem ter que atender aos pontos de vista dos partidos menos votados, exactamente porque foram menos votados. Mas disse mais. Disse que se o Parlamento abusasse da figura da ratificação dos decretos-leis estava a pôr em causa uma competência do Governo e a criar as tais condições de ingovernabilidade.
Mas será que o PS endoidou? Só mesmo por provocação se pode pôr Santos Silva a falar sobre estes assuntos. Embora provocação ainda maior seja pô-lo a dizer o que disse.
Ainda há dias escrevi: “O PS, por seu turno, não pode fazer de conta que governa em maioria absoluta nem manter a arrogância da anterior legislatura e, embora conheça os constrangimentos políticos e estratégicos que impendem sobre os demais partidos, tem de ter a arte e maleabilidade suficientes para fazer uma governação próxima daquilo que o eleitor em geral espera”.
Depois de ouvir Santos Silva, e supondo, como não pode deixar de ser, que ele está exprimindo a posição do Governo, tenho de reconhecer que não passa de uma ilusão supor que o PS pode mudar. Só se for para pior…

1 comentário:

jvcosta disse...

Eu bem te dizia, num comentário a "A PROPÓSITO DA CAPACIDADE PARA GOVERNAR DO PRÓXIMO GOVERNO", no passado dia 3. Retorquiste-me que eu estava a ser pessimista, porque o PS não podia deixar de ter em conta a nova situação. Manténs? Ou não conheces a história da rã e do escorpião? É que também JS (e Santos Silva e outros) têm natureza que não lhes permite mudar, mesmo sabendo que devem mudar.