sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A CRISE NO CÁUCASO


AJUDA HUMANITÁRIA EM NAVIOS DE GUERRA?


A imprensa e a televisão portuguesas completamente submersas pela crise securitária nem sequer se dão conta do que acontece no mundo. A comunicação social defende-se dizendo que lida com factos e alija qualquer tipo de responsabilidade pelo clima criado. É verdade que a comunicação social lida com factos, pelo menos uma parte dela, embora acima de tudo lide com a escolha dos factos….
Vem isto a propósito de a anunciada ajuda humanitária dos Estados Unidos à Geórgia estar a ser prestada em navios de guerra. Ou seja, nas zonas do mundo onde se justificaria a prestação de ajuda humanitária por meios militares, isso nunca ocorre, acabando parte dela por ir parar a mãos erradas. Na Geórgia, onde não existe qualquer conflito interno entre refugiados ou deslocados, a América usa meio radicais.
Com navios de guerra americanos no Mar Negro e com Dick Cheney por perto tudo pode acontecer. Por isso, insisto em dizer que esta é uma das mais graves crises que o mundo vive desde a segunda guerra mundial.

Sem comentários: