sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PUTIN ACUSA EUA DE ORQUESTRAREM CONFLITO NA GEÓRGIA


OBJECTIVO? BENEFICIAR UM CANDIDATO PRESIDENCIAL

Em entrevista à CNN, o Primeiro-ministro russo acusou hoje os Estados Unidos de orquestrarem o conflito na Geórgia para beneficiarem um candidato presidencial.
Evidentemente que só por ingenuidade se pode pensar que Saakashvili actuou por conta própria. Como este cenário é completamente inverosímil, alguns (ou algumas) dizem que ele “caiu que nem um patinho” nas provocações da Ossétia do Sul, outros, mais elaborados, são de opinião que ele conhecia perfeitamente os riscos, mas quis com o seu gesto forçar a entrada na NATO, outros…
Insisto: nada disto faz sentido. Depois do que se passou nos tempos mais próximos (independência do Kosovo; declarações de Putin na CEI sobre o reconhecimento do Kosovo; a intervenção de Putin na Conferência da NATO em Budapeste, etc.) sabia-se de antemão qual seria a reacção da Rússia à intervenção na Ossétia. Faz, portanto, todo o sentido supor que Saakashvili actuou escudado em alguém da Administração Bush. E embora o objectivo imediato pudesse ter sido o favorecimento de um candidato, a razão de fundo vai muito para além desse facto. Aguardemos até Novembro para vermos o que ainda vai acontecer…

Sem comentários: