quarta-feira, 20 de agosto de 2008

OS ACONTECIMENTOS DE 11 DE FEVEREIRO EM TIMOR-LESTE

O MISTÉRIO PERSISTE

Bem pode o Procurador-geral da República de Timor-Leste desmentir as notícias australianas, que sugerem a execução do Major Reinado e do seu companheiro Exposto, que nem por isso a dúvida se desvanece ou a suspeita de que algo de muito estranho aconteceu naquela fatídica manhã.
Se o major Reinado, apesar da situação em que se encontrava, mantinha relativamente boas relações e contactos com Ramos-Horta por que razão teria ele decidido assassiná-lo?
Para quem, como eu, nunca entrou em histeria por Timor, nem justificou o apoio à intervenção da NATO na Jugoslávia como mal necessário para a libertação de Timor-Leste (de facto, entre as duas situações não existia qualquer semelhança), os acontecimentos de 11 de Fevereiro, como outros, uns mais antigos, outros mais recentes, ocorridos naquele país, sempre estiveram envoltos na opacidade e na completa falta de lógica. Os resultados da autópsia que o jornal de Sydney, The Australian, divulgou adensam ainda mais aquele mistério e as suspeitas que lhe andam ligadas, na medida em que indiciam a execução de Reinado e do seu companheiro.
É caso para dizer que até agora quem tem tido muita sorte é o actual Primeiro-ministro que escapou ileso a um atentado que, nas condições em que se diz ter sido executado, normalmente não falha.

Sem comentários: