quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AFEGANISTÃO: UM ARTIGO SINGULAR




UM BECO COM UMA ÚNICA SAÍDA…O REGRESSO A CASA QUANTO ANTES


Já há muito tempo que aqui se não aborda o “dossier” Afeganistão, como o Dr. Mário Soares gostava de se referir aos assuntos que não tinha tempo para estudar quando era primeiro-ministro.
E a razão é simples: o tempo tem confirmado tudo quanto aqui se disse sobre essa guerra de desfecho inevitável. Tudo o que lá tem sido feito, desde as várias estratégias que desde o seu início têm sido gizadas até às acções que repetidamente as infirmam e que cada vez mais vão estreitando a porta de saída, é o exemplo perfeito de uma guerra de quem nunca verdadeiramente compreendeu o que era o Afeganistão.
Mas o que não deixa de ser espantoso é que andando os americanos em guerra praticamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial, intervindo nos mais diversos locais do planeta, continuem a cometer tantos e tantos erros como se de simples principiantes se tratasse. Houve uma época em que se chegou a supor que tinham aprendido algo com a história, quando Colin Powell aplicou na Guerra do Golfo – a primeira guerra do Iraque – a famosa doutrina do “bate e foge. Mas pouco tempo depois logo se concluiu que afinal continuavam na mesma. A fazer asneiras…
No Afeganistão o exemplo está mais uma vez à vista de todos. Pois não obstante esta triste constatação, há um investigador do ICS, especialista em contra-insurgência (especialidade a que a CIA se dedicou durante largos anos), coordenador de trabalhos nesta área com Carlos Gaspar, entre outros, que entende ”Por estranho que pareça” que há “também boas notícias do Afeganistão, que consistem essencialmente no facto de ser altamente improvável um completo triunfo dos talibans e da Al Qaeda”. E depois prossegue: “Até porque um triunfo dos talibans/Al Qaeda é contrário à segurança do Ocidente, mas também da Rússia, da China e da Índia, que enfrentam igualmente terroristas islamistas
Esta simples citação é suficiente para demonstrar o grau de sofisticação argumentativa do nosso investigador. O triunfo completo dos taliban é improvável…porque é contrário à segurança do Ocidente. Se não fosse contrário já poderia ser completo e se a guerra estivesse sendo levada a cabo por puro divertimento ou como treino de aquecimento para preparação de novos feitos também se poderia admitir um triunfo das tribos afegãs. Como não é, não pode…
E o mais interessante é que o artigo que vem no Público de hoje está todo ele estrito neste tom. É certo que o dito investigador tem a cautela de nos avisar que “Os pontos de vista defendidos no texto são inteiramente pessoais”. Mesmo assim, é um bom artigo sobre o nível de decadência a que já chegou a guerra do Afeganistão…

1 comentário:

Ana Paula Fitas disse...

De facto... até daria vontade de rir - não fosse demasiado grave e ser, isso sim, motivo para lamentar!
Abraço :)