DEPOIMENTO DE UMA EMIGRANTE CUBANA
Yaquelin Lugo, emigrante cubana em Espanha, caixa num supermercado do norte de Madrid, tece várias considerações sobre a vida de um emigrante num país em crise.
Ver artigo na última página do El Pais de hoje, dedicado ao drama do desemprego.
5 comentários:
Doutor Correia Pinto, humildemente chamo-lhe a atenção para a intervenção de Ernani Lopes na última edição programa "Plano Inclinado" da SIC Notícias.
Ainda não estava disponível no sítio da SIC na internet. Na Internet, Carnaxide não é Marechal Gomes da Costa (RTP) ...
Embora não tendo sido muito profundo nas medidas que preconiza para alterar o actual estado de coisas, coisa que se compreende pelo tempo ser curto, pareceu-me que tinha ideias mais desenvolvidas daquelas que expressou. Finalmente, alguém vem à TV dizer o que se deve fazer em vez de estar a gritar que está tudo mal ... Será que Medina Carreira (comentador residente do programa) terá prestado atenção?
Foi uma autêntica palestra de sensibilização do publico para as atitudes que têm de mudar! Palestra de sensibilização do publico? Isso mesmo! É que Ernani Lopes não teve medo de olhar "olhos nos olhos" para a camera de TV, e de explicar na linguagem mais "terra a terra" que conhece, que o próprio publico tem de alterar atitudes, para não falar de poderes intermédios ...
Afinal, o que vi foi a repetição da edição do programa que foi para o ar no passado dia 14 de Junho.
Isto dos canais de TV reporem programas sem informarem espectadores que o que estão a ver é uma reposição, é má prática, e, desta vez, vitimou-me.
Não me lembro de que tenha, alguma vez, comentado esta edição do programa aqui no blogue.
Aqui vai o link para ver o programa:
http://videos.sapo.pt/MyeqOBCz5YZlVQzC7EvP
Aqui vai o link para download:
http://cache07.stormap.sapo.pt/vidstore04/videos/c7/45/6b/1574429_kkRLN.mp4
Não é que concorde com tudo o que expôs, mas, ao menos, pareceu-me ter um conjunto de ideias com cabeça, tronco e membros.
Meu Caro Jorge Almeida
Conheço o estilo, as "receitas" e as acções. Que comece por se sensibilizar a ele próprio...
Por esse lado não vamos a lado nenhum...
Obrigado
Tenho que confessar que só ontem à noite é que vi o programa por inteiro.
A parte que vi, e que gostei, foi quando ele enfrentou a camera olhos nos olhos, e explicou aqueles quadros.
Nem sabia que o programa era sobre a sustentabilidade da segurança social. Muito embora ache que, a prazo, pelo caminho que isto está a ter (poucos bebés, muitos reformados), a segurança social não será sustentável desta maneira, é obvio que não subscrevo aquelas propostas.
No entanto, concordo com Ernani Lopes quando refere que muitos dos problemas são originados pelos valores e comportamentos das pessoas.
Enviar um comentário