segunda-feira, 28 de março de 2011

NOTAS DE FIM DE SEMANA


A CRISE, A ALEMANHA E A LÍBIA


1- A CRISE POLÍTICA EM PORTUGAL - Como seria de esperar PS e PSD engalfinham-se na pré-campanha eleitoral, responsabilizando-se mutuamente pelo desencadeamento da crise política e tentando cada um deles demonstrar que o outro tem uma política mais à direita do que a sua. Enquanto tal, o CDS temendo ser “empalitado” tenta fazer valer os seus trunfos de modo a tornar-se imprescindível, atacando o PSD quase tanto como o PS, não para poder discutir qualquer programa de governo – nisso o CDS não é esquisito – mas para discutir a repartição do poder, o que somente conseguirá se inviabilizar a participação do PS no próximo governo. Sócrates, com a sua habitual demagogia e conhecida perfídia, ataca o PSD em nome de princípios que o seu partido não pratica e que a sua governação diariamente renega, na certeza de que tal discurso é suficiente para arregimentar a “esquerda” do PS, sempre na antecipada certeza de que para esta o que conta são as palavras, já que a avaliação dos actos ficará subordinada àquilo que a “emergência da situação” permitir que se faça. Como Sócrates os conhece…

Neste contexto, o PSD sente-se “entalado” pela inépcia dos seus principais responsáveis políticos e pela tentativa de conciliar o inconciliável. Entre os que querem dizer claramente ao que vem e os que, embora querendo seguir o mesmo caminho, sentem necessidade de matizar o discurso ou até de o obscurecer com questões secundárias, lá vai o PSD caminhando de contradição em contradição, tentando capitalizar a partir dos escombros deixados por Sócrates.



2 - ELEIÇÕES REGIONAIS NA ALEMANHA – O partido de Merkel, que governava o land Badden-Würtemberg desde 1953, perdeu chefia do governo para os Verdes, que governarão aliados aos social-democratas.

Energia nuclear à parte, ponto é saber se esta derrota tem assim tanta importância fora da Alemanha ou até mesmo se há algum motivo para rejubilar.


3 - NATO NA LÍBIA – A NATO encarrega-se de multiplicar os inimigos. Ela melhor do que ninguém sabe fazer a sua própria contra-propaganda.

13 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Adorei o "engalfinham-se" e faço link no próximo Leituras Cruzadas, meu amigo... entretanto, hoje, em busca de uma qualquer catarse etno-metafísica viajei para o canto flamenco, da Andaluzia à Turquia... já não se aguenta este ambiente politiqueiro dos "branquelas" europeus... desculpe o desabafo "infantil" :)
Abraço.

MANOJAS disse...

E o que vão fazer então o BE e o PCP (ignorados na sua análise) para combaterem o "demagogo" e "pérfido" Sócrates e superarem os escombros que ele vai deixar? É urgente saber-se.

Anónimo disse...

Amigo, corrija: o land Baden-...
Lander é plural.
Nota para não publicar.

A.M.

Manuel Horacio Lima de Jesus disse...

Sr. Manojas...
Os diabos brancos estao em todas as frentes...Mas acredito que todo isto esta no "comesso".O tempo de sapatilhas brancas, calcas de ganga,camisola preta, risca ao lado e madeixa ao vente vai chegar...desculpe mas e o melhor comentario nesta altura...

JM Correia Pinto disse...

Obrigado pela correcção. Por acaso até sei. Das Land, die Länder. Só que quando estava a escrever tinha na ideia de que tinha havido duas eleições regionais e não apenas uma - a outra na Renânia Platinado - mas depois não consegui confirmar e lá ficou o Länder.
Muito obrigado

JMCPinto disse...

Meu Caro (ou Cara) comentador Manojas:
Não fique tão sentido, melhor, dorido, na defesa desta política do PS.
Francamente, eu acredito que queira para Portugal uma coisa bem diferente da "Herança de Sócrates".
Sim, o PSD/CDS não é solução. Sabemos. Em alguns aspectos até serão muito pior. Mas que adianta esgrimir com isso? O que a gente quer é outra coisa, ou não é? Então, porque não ter a coragem de iniciar a mudança pelo PS. Mas atenção, uma mudança que vise alterar toda a prática política do Partido.
Muitos dos princípios podem ficar: a mudança incidirá sobre a prática para a pôr de acordo com esses ditos princípios.
Dúvida não metafísica: acha isso possível?
Obrigado pelos comentários.

Manojas disse...

Se os princípios estão lá,como na verdade estão, a mudança só se fará se houver aproximação sincera e consensual e nunca persistente diabolização. Penso que me faço entender.

Anónimo disse...

A propósito do comentário do senhor Manojas:

"... aproximação sincera e consensual..."
quem a fará perante quem se tem comportado como um "chico esperto"?

"...e nunca persistente diabolização"
ou percebi mal ou como querem branquear os discursos de quem faz de conta, e que faz de nós parvos?

Seria bom que todos ( todos os partidos com assento na AR) se unissem e passassem a governar com verdade e pussessem de lado a mania das grandezas.
Ribeiro Santos

Manojas disse...

Senhor anónimo, pelo menos quatro desses partidos, PSD,CDS,PCP e BE, já o fizeram, já se uniram, para chumbar o PEC e a avaliação de professores. Bem podem lavar as mãos pela boa governação.

Anónimo disse...

Registo a ironia e o possível sarcasmo da resposta do senhor Manojas com esta crítica ao governo da sua simpatia:
Um exemplo, entre muitos outros de verdadeiro desvario!
Se Portugal tivesse um Governo decente a administração da RTP teria hoje (ou ontem) decidida a sua exoneração a executar no momento oportuno e legal quando num país de tanga, sem dinheiro para mandar cantar um cego, uma empresa públca subsidiada pelo Estado e por todos os contribuintes se dá ao luxo de mandar para a Líbia repórteres a ganhar uns largos milhares.
Mas está bem, o Portugal socialista bem precisa de estar em cima do acontecimento...
Ribeiro Santos

MANOJAS disse...

De desvario em desvario, de exemplo em exemplo, onde iriamos parar. Não embarco nessa viagem. Os meus comentários foram bem precisos. Deixemo-nos de assobiar para o ar. Estou elucidado. Muito obrigado.

Anónimo disse...

Nao se deve atacar neste momento a RTP. Ela foi para a Libia representar Portugal. Aprovamos no CSNU a Resolucao 1973 mas nao mandamaos para la nem um soldado. Assim, quem nao tem cao caca com o gato...

Manuel Horacio Lima de Jesus disse...

Mas entao Senores,onde esta o Povo Nobre? Onde esta a Nacao Valente? Onde estao os Hirois do Mar? Ninguem se resolve a Marcar Contra Os Canhoes Agora? Ou e so cantiga? Mas entao nem nesta hora em que falta o Pao na maioria das casas portuguesas, ninguem se quer juntar, unir forcas e ir contra esses "Canhoes"? Temos que ser defendidos so pelo PCP e o Be? Ai se eles nao existissem o que seria de nos?
Dr. Correia Pinto contigo fico sempre a saber onde a porca torce o rabo. Um abraco