sexta-feira, 13 de março de 2009

AS CONTAS DA EDP


O QUE TODA A GENTE SABE E O QUE SÓ ALGUNS
SABEM


O Público de hoje titula na primeira página que um auditor interno da EDP pediu a demissão por ter considerado que houve manipulação dos lucros. Dito de forma simples: contabilizou-se nas contas da empresa como lucro aquilo que o não era. A quantia em questão está longe de ser despicienda, já que ela representa mais de 37% dos lucros anunciados. Sem aquela quantia, os lucros a EDP teriam registado uma queda de 24%.
Directamente relacionado com os lucros estão a distribuição de dividendos pelos accionistas e as remunerações variáveis dos gestores de topo.
A EDP não esteve disponível para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
Isto é o que toda a gente percebe. Depois, entra-se naquela fase só acessível a alguns. Saber se a quantia em questão (405 milhões de euros) deve ser contabilizada como lucro ou como capitais próprios é algo que escapa ao comum dos mortais.
Como seguramente escapou ao comum dos mortais o meandro das operações Madoff, embora as pessoas que lá puseram o dinheiro soubessem perfeitamente em que consistia o negócio que estavam a fazer com o financeiro americano. Assim como escapa ao comum dos mortais os meandros do subprime e operações associadas, embora as pessoas que pediram dinheiro aos bancos para comprar casa soubessem perfeitamente em que consistia o negócio que estavam efectuar.
Também todos nós temos uma noção muito clara, palpável, quase física, do que é um lucro Nenhum de nós, enquanto administradores dos nossos rendimentos domésticos, tem sobre o assunto a menor dúvida. Pelos contrário, no capitalismo dos nossos dias elas existem…,

Sem comentários: