domingo, 22 de março de 2009

COMPREENDE-SE A FRUSTRAÇÃO DO SPORTING

POR QUE FEZ O SPORTING DO ERRO DO ÁRBITRO UM CASUS BELLI?


Estive fora durante o fim-de-semana, não o vi jogo da Taça da Liga, nem sequer sabia a que horas se realizava.
Percebi hoje pela imprensa, pela rádio e pela televisão que houve um penalty mal assinalado, quando o Sporting estava a ganhar, e que depois, no desempate, o Sporting perdeu. Rapidamente também me apercebi que as rádios, televisões e jornais se debatiam com falta de espaço para registar todas as queixas, lamúrias, protestos e insultos do treinador e dos dirigentes do Sporting. Qualquer pessoa normal acharia um exagero o que se passou e, pelos vistos, continua passando. Não apenas porque estas coisas são frequentes (é provável que o Sporting tenha ido à final por ter marcado o golo da vitória contra o Rio Ave em off side de cerca de 3 metros!), mas principalmente porque a Taça em questão não vale nada. Vale tão pouco que o Porto até mandou as reservas a Alvalade…
Mas é natural que para o Benfica e para o Sporting, que não ganham nada, aquela espécie de campeonato de reservas, que é a Taça da Liga, tenha imenso valor. Para o Sporting ainda mais. Depois de copiosamente derrotado por 12 a 1 na Liga dos Campeões qualquer vitória, ainda cima sobre o Benfica, que não joga nada, mas a que os sportinguistas atribuem imensa importância, teria um efeito redentor!
Pura ilusão. Mas é seguramente essa a razão pela qual tanto para o treinador do Sporting, que até falou sem hiatos, como para o presidente do Sporting, que mesmo nas horas amargas não dispensou aquele linguajar das tias de Cascais, a derrota, nas circunstâncias em que ocorreu, representa um casus belli!
ADITAMENTO

Outros protestos: Um amigo meu (do Sporting) que se insurge, em privado, por eu falar de futebol no blog, enviou-me hoje um e-mail comparando a vitória do Benfica às eleições ganhas pelos fascistas …

1 comentário:

FJCoutinhoAlmeida disse...

Pinto:
Ontem por vós, amanhã por nós ...
"Ó vós, que ides passando, lembrai-vos de nós, que estamos penando" - consta da pintura ingénua das 'alminhas' no Alto Minho ...
Já to disse ... e repito : Que pena ocupares espaço com coisa menor (como é a futebolite profissional), do domínio da pura irracionalidade! É assunto que deve ficar para conversa de café (ou para sms de telemóvel). É como discutir religião ('cada um toma a que quer'). Este precioso espaço deve ficar para as tuas excelentes análises das coisas sérias da vida, alicerçadas em boas doses de pura racionalidade.
Um abraço.