segunda-feira, 2 de março de 2009

AS NOTÍCIAS DA AMÉRICA SOBRE O IRÃO E A VENEZUELA



O QUE AUGURAM?


As recentes notícias postas a circular por sectores da administração americana sobre a Venezuela e o Irão não auguram nada de bom. É certo que muito ingénuo seria quem supusesse que as prometidas mudanças da nova administração se fariam sem oposição, mas também se sabe quão importantes são os primeiros tempo do mandato presidencial para marcar roturas relativamente aos seus antecessores.
O orçamento proposto ao Congresso, se for aprovado, marcará certamente uma nova era da política americana. Todavia, com mais incidência no plano interno (principalmente no sector da saúde e conexos) do que no externo.
No plano da política externa, as notícias sobre a Venezuela, que já foram objecto de uma resposta adequada de Chávez, embora tenham em vista manter o clima de afrontamento não serão, apesar de tudo, tão graves quanto as do Irão. Afirmar que o Irão já dispõe de “material” para a bomba atómica, depois de a Administração Bush nos últimos meses do seu mandato ter dito exactamente o contrário, é algo que não pode ser desligado da constituição de um governo de extrema-direita em Israel.
Esperemos para ver…

Sem comentários: