quarta-feira, 4 de março de 2009

PROPOSTA DE OBAMA A MEDVEDEV



AS REVELAÇÕES DO NEW YORK TIMES

Segundo o NYT, o presidente dos Estados Unidos enviou há três semanas uma carta a Medvedev, dando-lhe conta que os EU não necessitariam de instalar um sistema antimísseis na Europa, a que Moscovo se tem oposto tenazmente, se o Irão interromper o seu programa nuclear, o qual, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica, permitirá àquele país fabricar a bomba atómica.
Medvedev, que se encontra em Madrid, confirmou a existência da carta, saudou os sinais positivos que chegam de Washington, embora considere que não é “produtivo” ligar a questão do escudo antimíssil ao programa nuclear iraniano. Insiste na instalação de um escudo negociado, que satisfaça as necessidades de todos: as americanas, europeias e também as russas.
Como aqui se tinha previsto, embora não haja nisso qualquer mérito, pois, com excepção das “viúvas de Bush”, que pululam por ai, toda a gente sabe que a América e a Europa têm interesse em normalizar as relações com a Rússia. E a Rússia deixou claro aquilo que também era evidente e que alguns se esforçavam por evitar: aproximar-se da Europa e da América, com as quais quer manter relações normais.
Simultaneamente com esta troca de mensagens, a Rússia autorizou a passagem pelo seu território de um comboio de material não militar de apoio aos soldados americanos no Afeganistão, dada a insegurança dos corredores até agora utilizados no Paquistão.

Sem comentários: