domingo, 1 de março de 2009

ELEIÇÕES REGIONAIS EM ESPANHA



OS PRIMEIROS RESULTADOS


Os primeiros resultados e as sondagens à boca das urnas apontam para um reforço do PNV no País Basco e uma acentuada queda do PP, enquanto na Galiza o PP deve alcançar a maioria absoluta, substituindo no governo a actual coligação PSG/BNG.
A vitória do PP na Galiza, a confirmar-se, representa um forte revés para Zapatero, apesar do escasso peso económico e demográfico da região no conjunto espanhol. Com o PP (ou parte dele) mergulhado numa crise, com múltiplas suspeitas de corrupção, a retoma da maioria absoluta, pode querer significar, apesar de se tratar de uma região tradicionalmente conservadora, que a crise económica penaliza fortemente o Governo.
No País Basco, pela primeira vez “livre” de partidos de esquerda nas eleições, em consequência das várias decisões judiciais que os afastaram, o PNV reforçou a sua posição, contrariando assim a opinião dos media centralistas espanhóis que admitiam a possibilidade de uma vitória do Partido Socialista. O PP desce ainda mais, diminuindo a sua influência na região.

Sem comentários: