quarta-feira, 11 de março de 2009

OBAMA ANUNCIA GRANDE REFORMA NA EDUCAÇÃO

PELA DEMOCRACIA, PELA CIDADANIA E PELA COMPETITIVIDADE

Obama anunciou ontem uma grande reforma na Educação, para fazer frente ao fracasso cada vez mais evidente do sistema público de ensino norte-americano.
São três as razões fundamentais que levam o presidente americano a lutar por uma reforma que não vai ser fácil de executar: a democracia, a cidadania e a competitividade da economia.
Um dos pontos críticos da reforma vai ser certamente o que aponta para a remuneração dos professores em função do resultado escolar dos alunos. Presentemente, os professores na América são pagos em função de dois factores: tempo de serviço e tempo lectivo.
O presidente já disse que aos professores se exigirá maiores responsabilidades na melhoria do ensino e os melhores, em função dos resultados, serão mais bem pagos. Haverá mais dinheiro para as escolas públicas, programas de formação de professores e exames mais exigentes.
Aos professores serão dadas oportunidades para melhorarem a qualidade do ensino, mas se ao fim de um, duas, ou três oportunidades tudo continuar na mesma, “não há desculpas para que essa pessoa continue ensinando. Recuso um sistema que recompense o fracasso”, disse.
Parece haver um relativo consenso político na América sobre a necessidade de uma reforma no sistema educativo, tal o estado em que o ensino se encontra, embora se aguarde com expectativa a reacção dos poderosos sindicatos de professores.

Sem comentários: