quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AS PREOCUPAÇÕES SOCIAIS DO CDS



O QUE CONTA SÃO OS FACTOS

Portas, em nome do CDS, tem feito a campanha eleitoral com base em propostas que só não concretizará se não puder: julgamentos sumários, em nome da segurança; eliminação total ou parcial do subsídio social de inserção, em nome da “luta contra a preguiça”; mais trabalho, sem nunca falar em direitos; descida dos escalões do IRS, em defesa do dinheiro dos mais ricos e mais subsídios para os grandes agricultores, em defesa dos interesses da CAP. Depois, há um conjunto de propostas que o CDS apresenta para dar a ideia de que se preocupa com certas camadas da população, mas que não podem ser levadas a sério.
Ninguém, no seu juízo perfeito, acreditará que o CDS queira subir as pensões mais baixas, sabendo-se, como se sabe, que o partido defende a privatização da segurança social; que esteja preocupado com o subsídio de desemprego dos mais jovens, quando há no seu partido quem nem sequer concorde com a atribuição deste subsídio; que defenda mais e melhores cuidados de saúde para todos, sabendo-se, como se sabe, que é pela privatização do sistema nas áreas lucrativas; e, finalmente, que esteja ao lado dos (destes) professores, quando o partido não tem o menor apego à escola pública.
O que preocuparia (e ocuparia) o CDS, se viesse a estar no Governo eram os grandes negócios na área da defesa e os interesses do grande capital na área do turismo. O que se passou no último governo PSD/CDS é bem elucidativo a este respeito.
Neste momento corre um processo, o caso Portucale, em que está constituído arguido uma das mais influentes personalidades do CDS e que durante o Governo de Santana Lopes se desdobrou em pressões sobre Ministros e outras personalidades para que fossem lavrados despachos de acordo com os interesses do Grupo Espírito Santo. Alguns dos contactados não tiveram dúvida em fazê-lo imediatamente, mas outros ousaram levantar silenciosamente algumas resistências, tendo inclusive “fugido” do ministério para não terem de atender as chamadas. Acabaram, todavia, por sucumbir, quando vozes mais elevadas intervieram.
Estas sim, as preocupações sociais do CDS!

Sem comentários: