quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O BRASIL MOSTRA A SUA FORÇA


UMA LIDERANÇA INDISCUTÍVEL

Com Luis Inácio Lula da Silva na Presidência da República, o Brasil adquiriu indiscutivelmente um papel de liderança política e económica na América Latina e tornou-se hoje uma potência que dialoga de igual para igual com o forte parceiro do norte.
Não pode deixar de atribuir-se grande significado político ao facto de o Presidente deposto das Honduras, Manuel Zelaya, depois de ter entrado clandestinamente no seu pais para recuperar a presidência usurpada pelos golpistas, ter procurado refúgio na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, em detrimento de outros lugares como as Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos, a Venezuela ou mesmo os Estados Unidos.
A escolha da Embaixada do Brasil significa, para toda a América, que o Brasil é hoje naquela região do mundo o país mais fiável e coerente na defesa dos valores democráticos. As advertências de Lula aos golpistas das Honduras contra qualquer tentativa de ataque à Embaixada serão suficientemente dissuasórias de qualquer acto irreflectido. De resto, o Brasil nega que esteja concedendo asilo político a Zelaya, uma vez que ele é o único presidente que o Brasil reconhece nas Honduras.
Lula, que, ao cabo do segundo mandato, continua a registar índices de aceitação superiores a 80%, falará hoje na AG das Nações unidas, onde seguramente pedirá uma acção firme da comunidade internacional, e, em especial, dos Estados americanos, contra a situação das Honduras.

Sem comentários: