sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

WIKILEAKS - GUANTÁNAMO


COMO INTERPRETAR?

Quando no Parlamento português se discutiram os voos da CIA, o Primeiro-ministro, depois de interpelado por Louçã, garantiu que nunca o Governo havia sido solicitado para autorizar a passagem sobre o território português dos chamados voos da CIA.
A resposta do PM foi genérica e inequívoca, embora seja certo que na altura em que a pergunta lhe foi posta se discutia o transporte de prisioneiros para Guantánamo e não o seu repatriamento. No entanto, sabe-se agora que à data da resposta tinha havido pedidos de sobrevoo para repatriamentos.
Interrogado hoje sobre o que tinha a dizer face à recente revelação do telegrama da Embaixada americana em Lisboa, Sócrates foi igualmente claro: Perguntem ao Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Resposta do Ministro: Não tenho nada a acrescentar relativamente ao que foi dito no Parlamento.
E em comunicado esclarece que há um aproveitamento oportunista de um facto que nada tem a ver com o que se discutiu no Parlamento.
É verdade, mas também é verdade que houve contactos com os americanos sobre os voos da CIA, facto que na altura foi omitido.
No entanto, o que começa por ser intrigante nesta história é a resposta de Sócrates, ou seja, o facto de Sócrates endossar ao Ministro a explicação de uma afirmação sua. O que quer isto dizer? Que Sócrates não estava informado do que se passava? Que o Ministro lhe teria dado garantias que agora se não confirmam?
Esta questão não deve ser deixada sem resposta, por muito interesse que outras possam ter.

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Doutor Correia Pinto, chamo a sua atenção para o documentário do canal de TV em língua inglesa Al Jazeera English emitiu no passado dia 1 de Dezembro, e que está no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=b-M2dscDJ0E