sábado, 26 de fevereiro de 2011

MEDEIROS FERREIRA ELOGIA CAVACO


DUAS VEZES NA MESMA SEMANA

Esta semana, primeiro na TVI 24, depois na SIC Notícias, Medeiros Ferreira elogiou Cavaco, de forma subtil e inteligente como é norma nele, a propósito da análise de temas que não justificariam necessariamente referências ao Presidente.
Por que o fez? A explicação mais natural terá a ver com a situação do Presidente. Medeiros Ferreira, como republicano que é, sentindo que coisas não correram bem a Cavaco na reeleição, acha que deve dar o seu contributo para o restabelecimento do prestígio abalado.
A segunda explicação, não inteiramente independente da primeira, terá a ver com o facto de Medeiros Ferreira achar, e bem, que, por força das circunstâncias e até independentemente da sua vontade, Cavaco vai neste segundo mandato ser chamado a desempenhar um papel muito mais relevante do que no primeiro. Ajudar a restabelecer-lhe o prestígio e não o deixar apenas ligado a um certo sector político será também uma forma de o condicionar…
A dúvida que subsiste, não obstante toda a subtileza, é, no plano pessoal, se Cavaco será capaz de superar os seus próprios ressentimentos e, no plano político, se Cavaco tem da crise e da Europa o entendimento que Medeiros Ferreira quer fazer supor que ele tem.

Sem comentários: