quarta-feira, 10 de abril de 2013

PORTUGAL A CAMINHO DO COLAPSO?



COMO SAIR DISTO?

 

A reafirmação pelo Governo das políticas que vinha seguindo e o anúncio ameaçador do seu agravamento na sequência da decisão do Tribunal Constitucional bem como a confirmação de que o PS não tem nenhuma política verdadeiramente alternativa colocam Portugal numa situação muito difícil e de desfecho imprevisível.

A crise, aparentemente sem saída, em que o país se encontra não está apenas patente no plano económico, financeiro e social, está também muitíssimo presente no plano puramente institucional.

Antes de mais Portugal não tem um governo seu. Portugal tem um governo ao serviço de interesses estrangeiros, inclusive com representantes desses interesses em lugares chave da governação, o qual, com excepção do apoio que lhe presta uma matilha de comentadores mercenariamente a soldo desses mesmos interesses, não goza da mínima aceitação popular nem tão-pouco a generalidade dos cidadãos acredita na sua capacidade para atenuar a crise, sendo antes convicção corrente a de que a situação portuguesa se agravará tanto mais quanto mais dilatada for a sua permanência em funções.

Por outro lado, o Governo abriu um grave querela institucional com o Tribunal Constitucional, fazendo recair sobre este, demagógica e desonestamente, as funestas consequências das suas políticas. Colocando-se em conflito aberto com o órgão encarregado de velar pelo cumprimento da Constituição e tentando assim impedir o regular funcionamento das instituições, o Governo deu de facto um passo sem recuo no sentido de uma governação à margem das instituições.

Mais grave ainda é a actuação conjugada do Governo com os inimigos externos de Portugal e dos portugueses num crescendo de ameaças e de pressões absolutamente inaceitáveis e que nenhum Estado por mais fraco que seja pode aceitar, mesmo quando posto perante um ameaça militar iminente.

Do lado do Presidente da República também nada se poderá esperar com vista à reposição da normalidade democrática não apenas por Cavaco Silva se encontrar politicamente envolvido com as opções do governo, mas também por neste preciso momento histórico, para azar e infelicidade dos portugueses, a Presidência da República estar ocupada por uma personalidade que em décadas de vida pública nunca demonstrou uma genuína compreensão dos valores democráticos.

Hoje, para os portugueses, o Presidente da República é um problema mais grave do que o próprio Governo, já que a permanência em funções de Cavaco Silva garante ao Governo via aberta para continuar a destruir Portugal durante os próximos dois anos.

Cavaco Silva, uma personalidade votada à defesa de interesses menores, de natureza pessoal ou institucional, não está à altura do lugar nem tem a grandeza política necessária que o momento exigia, o que faz com que neste tempo trágico da vida dos portugueses não haja uma forte voz institucional que lute contra a governação de Portugal a partir do estrangeiro e frontalmente se oponha à humilhação de um país que nunca precisou de se hipotecar à Europa para existir e que continuará a existir sem ela, ou mesmo contra ela, se os portugueses estiverem à altura das circunstâncias. E estar à altura das circunstâncias é antes de mais lutar sem tréguas contra o colaboracionismo dos banqueiros, do grande capital monopolista e oligopolista e acima de tudo contra aqueles que ocupando lugares cimeiros do Estado colaboram no plano institucional na destruição do país.

Portugal tem saída e a primeira saída que Portugal muito rapidamente vai ter que pôr na ordem do dia é a saída do euro.

Essa luta, que aqui se tem vindo a travar há mais de dois anos por há muito se ter tornado evidente não ser possível qualquer solução para a situação portuguesa no contexto da moeda única, precisa de ser aprofundada não quanto ao resultado final – a saída é inevitável- mas quanto ao tempo certo e ao modo de o fazer.

Quanto mais tempo Portugal permanecer nesta situação catastrófica em que se encontra, cujo agravamento tende a acelerar-se com a passagem do tempo, pior será o modo de o fazer.

Se o PS não aderir muito rapidamente a uma posição que admita que a recusa europeia a uma política verdadeiramente alternativa tem como consequência inevitável a saída do euro, o mais certo é que essa saída venha a ocorrer à margem das instituições existentes.

Infelizmente, pelas razões aqui tantas vezes apontadas, o PS dificilmente trilhará esse caminho não apenas por a “Europa connosco” fazer parte do seu código genético, mas também por a defesa do euro corresponder ao tipo de mentalidade e interesses dominantes no seio e na clientela do partido. De facto, além da orfandade que atingiria o partido se advogasse a saída do euro, a sua defesa está em consonância com o tipo de interesses que o PS representa. Os interesses da pequena burguesia urbana ainda relativamente imune à crise que encontra no euro a possibilidade de “fazer coisas” que com outra moeda não poderia fazer ou não poderia fazer com a regularidade com que o faz.

Obviamente que a saída do euro não traz qualquer problema para quem não tem euros, como também não trará dentro de um prazo razoável, depois das naturais oscilações iniciais, para os trabalhadores por conta de outrem e até para os reformados. O mesmo se diga relativamente à maior parte dos empresários, com excepção daqueles que ao longo destes últimos quinze anos têm vindo a agravar o défice da balança de bens e serviços com compras desregradas de produtos estrangeiros, endividando perigosamente o país.

Mais complexa é a situação dos bancos que carece de uma resposta técnica e politicamente correcta norteada acima de tudo pelo interesse nacional rectamente entendido.

5 comentários:

menvp disse...

-> 'Paladinos' do discurso anti-austeridade... ESTIVERAM CALADOS que nem um rato quando os Estados andavam a endividar-se na construção de auto-estradas 'olha lá vem um', estádios de futebol sem público, nacionalização de bancos falidos, etc, etc...
-> O discurso anti-alemão que reina nos media internacionais (nota: são controlados pela superclasse) é uma consequência óbvia: depois de andar a 'cavar-buracos' (nas finanças públicas e na banca) e andar a saquear contribuintes em vários países... a superclasse (alta finança - capital global) quer saquear o contribuinte alemão.
-> A firmeza do contribuinte alemão (não cedendo à pressão exercida internacionalmente...) é fundamental para salvar a Europa.
{ Nota: Depois de 'cozinhar' o caos... a superclasse aparece com um discurso, de certa forma, já esperado!... Exemplo: veja-se a conversa do mega-financeiro George Soros: «é preciso um Ministério das Finanças europeu, com poder para decretar impostos e para emitir dívida» }
.
.
P.S.
-> A superclasse (alta finança - capital global) pretende 'cozinhar' as condições que são do seu interesse:
- privatização de bens estratégicos: combustíveis... electricidade... água...
- caos financeiro...
- implosão de identidades autóctones...
- forças militares e militarizadas mercenárias...
resumindo: uma Nova Ordem a seguir ao caos - uma Ordem Mercenária: um Neofeudalismo.
{uma nota: anda por aí muito político/(marioneta) cujo trabalhinho é 'cozinhar' as condições que são do interesse da superclasse: emissão de dívida e mais dívida, implosão da identidade autóctone, etc}
.

Anónimo disse...

Concordo sobre as causas apontadas que atrelam o PS à defesa da permanência no euro e, logo, na UE, mas penso que não é a pequena burguesia urbana a menos tocada pela crise.
E interessante atentar sobre as razões do reduzido desgaste (sondagens) do Governo relativamente ao que seria de esperar face ao descalabro sentido sobretudo por via do desemprego!. É que as camadas da população que beneficiam de apoios sociais (vulgo reformas dos rurais, domésticas etc -várias centenas de milhar)ainda não foram praticamente atingidas, penso até que viram o seu poder de compra relativo melhorado (por exemplo, alimentos e medicamentos bem mais baratos, sim, sim!!!!)
Por outro lado há a percepção em vastas camadas (não necessáriamente privilegiadas)de que a saída do euro, numa primeira e mui....to longa fase, trará penúria de muita coisa a que se habituaram, inclusivé FOME!(défice alimentra de 80% nos alimentos mais básicos, trigo por exemplo!)
Quanto ao que prevê para a manutenção do valor das reformas e salários, se falarmos em termos nominais numa moeda livremente emitida, sim, é possível, e de que serviria? A esquerda (melhor os adeptos da saída) neste ponto não se estende muito porque, apesar de alguns descreverem quase uma terra de leite e mel, ainda há muita gente com memória de como esse mel era amargo e o leite aguado e a quem a dita soberania monetária diz pouco ou nada! A nova situação trará uma nova redistribuição e não é garantido que sejam os reformados os menos prejudicados
Por muito que se teorize sobre as complexas causas da crise, os portugueses comuns viram muito do que se fez à frente dos seus olhos e torcem um bocado o nariz às invectivas contra a srª Merkell.
Para mim foi um "mix" perfeito: as perversões do Sistema e o génio português.
O comportamento dos rapazolas que reunem no Conselho de ministros é inqualificável, agora, mais uma vez, com a ameaça de "a Troika está a chegar e a 7ª avaliação está a ser revista", ao que isto chegou! Bem avisou o Medina!

Anónimo disse...

Parabéns Anónimo de 11 de Abril de 2013 à0 22:43, pela sua análise mais que correcta da situação, coisa que o Senhor Dr. José Manuel, com o devido respeito, pessoa cultíssima e muito avisada, ainda não conseguiu, ou muito se esforça, para não querer compreender.

Anónimo disse...

Já há uns anos, dr Medina C. dizia, numa das suas arengas sobre a Dívida e previsivel evolução, que "se não houver uma drástica inflexão -muito antes da actual agudização da crise-, um dia chegarão à Portela uns senhores que ditarão quanto e onde cortar e de pouco valerão os direitos adquiridos. Isto passou-se mais ou menos quando a drª Ferreira L. desabafava num pequeno encontro/festa PSD que "face aos direitos legais/constitucionais, pouco havia a fazer com os func. públicos, ou lhe pagava (falava na 1ªpessoa) como activos ou como reformados, por isso, a solução era esperar que morressem." Já vi estas aformações atribuídas a Cavaco S. o que é falso.
Bem, a profecia tremendista do Medina C. aí está ultrapassada, inclusivé ultrapassou-se o decoro que a dignidade dum país sempre mereceria. A forma como o Governo "gere" as viagens da Troika e os relatórios do FMI (tudo mais ou menos combinado), aproxima-se do terrorismo psico-social.
O tremendismo da Direita era acompanhado de propostas de medidas regeneradoras/purgadoras mas eficazes: o resultado está à vista!!!

Há também as previsões apocalípticas da Esquerda que, desgraçadamente, também têm elevada probabilidade de se tornarem realidade. Mas, igualmente desgraçadamente, propõem caminhos com resultados "certos" que nos reconduzirão (quando é que lá estivemos??) à "terra de leite e mel" que a reconquistada soberania monetária nos propiciaria; papel, tinta e umas rotativas é tudo o que é necessário!!. Estou a lembrar-me das opiniões de um tal G. Bateira (outro economista!) que ontem perorou na RTP1 e escreve no I, nomeadamente.

Toda esta gente (Bateira, Nogueira e quejandos) deveria assumir a qualidade e os objectivos com que defendem tais argumentações -mera metralha político-partidária-, caso contrário têm que ser considerados intelectualmente desonestos..

lg

Anónimo disse...

заводские неликвиды выкупаем

ICQ 177-211-010
tel:+38 (095) 856-14-68
Наталья

Соединитель проводов PC255 grey
Имп.разъем SCM-20
РРС3-7-А-0-2-В
СШРГ48П20ЭГ2 82-83г 5пз розетки блочные с пипоем Коннектор
Разъем для Шлейфа 23 pin , шаг 1mm 7дн
4-011, Разъем телевизионный "гн" металл на кабель, винт
2РМТ27КПН19ГnВ(А)1(ЛБ)В
СР50-111ФВ группа Разъемы ---808908
СНЦ23-19/27В6В группа Разъемы ---14442
2рм27кун24ш1в1 группа Разъемы ---15915
2РТТ16БУЭ2Г3В
РБ1Н-37-2(5,17,18,19,26)Г1(2,3,4)В
2РМТ30БПЭ24ШnВ(А)1(ЛБ)В
Нижний разъем №2 ( китайских телефонов) 7дн
2РТТ55КПН31Ш33В
Разъем GST15I2 SS1 ZR1 SW
Соединитель GST18i3K1BS 15H 60SW
Разъем BST14I2F S1 ZR1 S MPB02
Разъем BH-16R(LPH-16AGN) вилка на плату прямой уго
Разъем 173977-2
онп-жи-8-42в-(разные ключи) Коннектор 5пр
Шлейф Samsung J600 Есть
DS1074-4M (MPW-04) P.C.B. разъем шаг 5.08мм 4 контакта папа CONNFLY
ШР28СК2НШn-К
2РТТ28Б7Ш11В
Разъем RST20i3 96.032.0053.9
РРС4-32-А-9-3(4…12)-В
Разъем PH-6MC вилка на Кабель
BLS-1*20/разъем
Разъем 1х14 (м) для пайки на плату прям.угол (PBS-14R)
PJ004A (Желтый) Есть
Разъем шр20пк4эш4 вилка
2РТТ28БУН7Г11В
Разъем пит. штыревой 2,1х5,5 мм (м) на кабель L=14мм, с аморт. (DJK-11A long)
Разъем а/магн. KENWOOD KRS-555
СР50-807ФВ СОЕДИНИТЕЛЬ РАДИОЧАСТОТНЫЙ. 1990-2010 ГОДА.
МР1-19-5В
ШР16П2ЭШ5Н 91г роз.каб.экран никель Коннектор Харков
Разъем 9 pin (м) на плату 7,2 мм (DRB-9FA)
NXG-04 (мама) Много
ШР55ПК6НГ6 (розетка блочная НА КАБЕЛЬ) (90г) РАЗЪЕМ НА ПАНЕЛЬ(НА КАБЕЛЬ) РОЗЕТКА
ОНП-8-42Р-1В разъем
Разъем BST14I3F S1 ZR1 MSW -93.432.2553.1 Запрос WE
СНЦ13-102/27П-2-а(б,в,г,д,е)(У)В
2РМТ33Б7ГnВ(А)1(ЛБ)В
2РМТ22БПЭ10ШnВ(А)1(ЛБ)В
Коннектор соединительный MONO16PS
Разъем на плату 8-8 RJ-45 (тип 8) (TJ8P8C 55-05 5521-8P)
СР50-875ФВ СОЕДИНИТЕЛЬ РАДИОЧАСТОТНЫЙ. 1990-2010 ГОДА.
2рм24б19ш1в1 группа Разъемы ---811320


37013