terça-feira, 24 de agosto de 2010

O MASSACRE DE SÃO BARTOLOMEU


A NOITE DE 24 DE AGOSTO DE 1572

Por muito que continuem por esclarecer as responsabilidades próximas no desencadeamento do massacre dos protestantes franceses (huguenotes) na noite de São Bartolomeu, não resta a menor dúvida de que somente o contexto fanático das guerras religiosas entre a cristandade, nomeadamente o fanatismo dos católicos, permite compreender o que se passou naquela sangrenta noite em Paris e nos dias subsequentes nas mais diversas regiões de França. Dezenas de milhares (os números ainda hoje variam, consoante as preferências de quem escreve) de franceses de credo religioso minoritário foram impiedosamente massacrados em todo o país.
Aqui evoca-se, hoje, a data para celebrar a liberdade religiosa, de quem tem e de quem não tem religião, a tolerância e a convivência étnica contra todas as formas de fundamentalismo religioso e contra todas as manifestações de racismo ambos filhos da intolerância e da verdade absoluta!
Infelizmente, no mundo em que hoje vivemos, quase quatro séculos e meio depois daquele infausto acontecimento, poucos são os que não padecem deste mal atávico que tem acompanhado a humanidade desde as suas mais remotas origens.

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Doutor Correia Pinto,

já reparou na medida que o Governo anuncia hoje?

O link é:

http://tv2.rtp.pt/noticias/?t=Licenciamento-Zero-para-facilitar-pequeno-comercio.rtp&article=370284&visual=3&layout=10&tm=6

Se isto for avante, estabelecimentos como restaurantes, bares, discotecas, etc ... podem abrir,legalmente, sem terem licença para isso, desde que paguem as taxas! Onde é que já se viu isto?

Depois, prometem acções de inspecção, para ver se há licença!?! Estamos a falar do Estado Português! Sempre quero ver quantas acções de fiscalização vão ser feitas.

Quem é que assume responsabilidades caso haja mortes ou acidentes incapacitantes nestes espaços?