quinta-feira, 26 de maio de 2011

BERNARDINO SOARES – UM KO IMPIEDOSO




NO FRENTE A FRENTE DA SIC NOTÍCIAS


Aguiar Branco teve a infelicidade de encontrar pela frente Bernardino Soares no debate diário promovido pelo Mário Crespo na SIC Notícias e de ter suposto que poderia discutir com ele da mesma forma que debate com Assis, circunscrevendo a discussão à personalidade política de José Sócrates.
Bernardino Soares desmontou completamente essa diabolização do líder socialista em detrimento da análise concreta das políticas defendidas por ambos os partidos e demonstrou que a política do PSD só distingue da do PS por ser ainda pior. Colocado perante as múltiplas situações trazidas à discussão por Bernardino Soares, Aguiar Branco não foi capaz de uma única réplica minimamente convincente. Pelo contrário, quanto mais falava, mais se afundava.

Bernardino Soares é hoje o deputado mais brilhante do parlamento português. Tudo nele tem consistência, rigor, firmeza e clareza argumentativa.  Ele será, em pouco tempo, a grande estrela do PCP. Os que advogavam o fim do Partido Comunista ainda vão ter muito que esperar…

8 comentários:

Anónimo disse...

O problema está no risco, que existe, de acontecer com o PCP o que aconteceu com a China.A República Popular da China, chamando-se o mesmo que se chamava no tempo de Mao, corresponde aos seus antípodas, politicamente; também o PCP, chamando-se como se chamava sob a liderança de Álvaro Cunhal, pode converter-se insidiosamente numa outra coisa.

Rogério G.V. Pereira disse...

A consistência á filha directa do trabalho casado com a seriedade. Ah!, o sonho, a vontade e a firmeza são visitas frequentes dessa humilde família onde raramente se fala de estrelas...

Não vi esse debate, pelo que diz perdi... pena que tivesse passado em canal menos acessível...

Anónimo disse...

Caro JM Correia Pinto, discordo em absoluto do que disse sobre Bernardino Soares... Dizer que ele é um parlamentar brilhante é manifestamente exagerado... Ele será no máximo um parlamentar que debita com clareza a cassete do PCP... O PCP neste momento não tem bons parlamentares. Já os teve noutros tempos. Recordo os nomes de Octávio Teixeira, o falecido João Amaral, o Carlos Brito, a Odete Santos, entre outros.
Neste momento a bancada do PCP é de uma probreza franciscana... Só tem aparatchiks, que pouco ou nada acrescentam ao debate político. Para mim neste momento as bancadas com melhores parlamentares são as do Bloco de Esquerda e do CDS.
Cumprimentos.

JM Correia Pinto disse...

Primeira questão: por que é que o PCP tem cassete? Provavelmente, porque é mais antiquado do que aqueles que usam pen drive ou power point. Só pode ser por isso...
Segunda questão: nada pior do que o preconceito. O preconceito, como o próprio nome indica, é algo que nos permite chegar ao conceito sem pensar, ou seja, com dispensa do exame crítico. Na base do preconceito está frequentemente a generalização apressada.
Em maior ou menor medida todos os temos. E normalmente só damos por isso quando os outros nos chamam a atenção

João Pedro Moreno disse...

Caro JM Correia Pinto, é evidente que o termo "cassete" é apenas metafórico. Significa apenas que o discurso político do PCP e dos seus dirigentes é pouco criativo, é cheio de chavões e de expressões repetidas vezes sem fim. Expressões como "politica de direita" ou a mais recente "politica patriótica e de esquerda ao serviço do povo e dos trabalhadores" são repetidas vezes sem fim pelos principais dirigentes do PCP.
Qauanto ao meu alegado preconceito, nada mais errado. Não sou anti-comunista.Pelo contrário, até considero o Partido Comunista, com todos os seu defeito e qualidades, importante para a nossa democracia. Contudo, isso não me impede de considerar que,deste que a linha ortodoxa no PCP saiu vitoriosa, o seu grupo parlamentar perdeu qualidade. Não se trata de nenhum preconceito.É o meu ponto de vista( meu e de muitas outras pessoas, algumas até comunistas), pelo vistos diferente do seu. O JM Correia Pinto, considera que uma pessoa, que afirma que não sabe se a Coreia do Norte é uma ditadura, é um "parlamentar brilhante".Eu tenho uma opinião oposta. Permite-me que tenha? ou o JM Correia Pinto concorda com o nosso Presidente da República quando afirmou( estou a citar de memória) que duas pessoas "com a mesma informação e com a mesma boa -fé chegam necessariamente às mesmas conclusões"? Se concorda, lamento imenso...

JM Correia Pinto disse...

A minha conclusão é diferente da do João Pedro Moreno: todas as intervenções que tenho ouvido do Bernardino Soares são de qualidade. Quanto à criatividade, quem se pode gabar de a ter? Todos os partidos têm uma cassete que repetem até à exaustão. A diferença que eu noto relativamente ao PC é que neste a mudança da cassete só ocorre por via institucional, enquanto nos outros há, por vezes, tentivas individuais de a alterar sem que daí decorra necessariamente uma cisão ou uma dissidência.
Quanto à questão da Coreia do Norte não pode um deslize transformar-se num anátema imperecível, sob pena de o erro implicar uma discriminação definitiva.
Mas talvez não valha a pena perdermos mais tempo com isto, porque nem o meu elogio é apologético, nem a minha concordância acrítica

João Pedro Moreno disse...

Uma coisa importante que me esqueci de lhe dizer: apesar desta discordância em relação ao Bernardino Soares, tenho que lhe dizer que gosto bastante do seu blogue. Os seus posts são sempre de grande qualidade. as suas análises são sempre oportunas e bem fundamentadas. É dos Blogues que eu acompanho de melhor qualidade. Sinto, que cada vez que o consulto fico sempre a aprender mais qualquer coisa.Parabéns! Um bom Fim de Semana

jvcosta disse...

Alguém descobriu a URL do vídeo desse debate? Não consegui, no site da SIC. Dá um anúncio e a seguir nada.