terça-feira, 7 de julho de 2009

CRISTIANO RONALDO EM CHAMARTIN


O ACONTECIMENTO MEDIÁTICO
Cristiano Ronaldo foi ontem apresentado em Madrid, no Santiago Bernabeu, com uma assistência nunca antes registada na apresentação de um jogador de futebol e com uma cobertura mediática à escala mundial, também nunca vista no campo desportivo. E lembrar-se a gente que alguns importantes acontecimentos da vida política mundial só passam nas televisões portuguesas muito fugazmente.
O que se passou com as televisões e as estações de rádio foi um exagero e um massacre. Desde manhã, se não mesmo do dia anterior, foram transmitindo em directo tudo e mais alguma coisa relacionada com o evento que iria ocorrer lá mais para a noite, à hora dos telejornais.
Mas as coisas são como são. E este é o nosso tempo. É o tempo da mediatização de tudo o que puder proporcionar audiências e dinheiro.
O Real Madrid, orgulhoso do seu passado desportivo impar (a resposta de Di Stéfano a um jornalista português, que lhe perguntou se aquele era um dia histórico para o clube, é elucidativa…), convidou para a cerimónia o melhor jogador português de todos os tempos. E mais do que isso. O único que no período áureo do RM o humilhou por duas vezes com duas derrotas históricas, uma por 5 a 3 na final da Taça dos Campeões, e outra por 5 a 1, numa eliminatória da mesma Taça. Esta última até originou a apreensão de um jornal desportivo português que titulava a todo comprimento da primeira página “Vale dos Caídos no Estádio da Luz!”
Em todos os jornais espanhóis vem a fotografia de Eusébio, ao lado de Di Stéfano, apadrinhando a entrada de CR no clube madrileno. Mas quem ler o Público de hoje e não tenha visto a TV, nem ouvido a rádio, ficaria sem saber que Eusébio esteve lá. Infelizmente os espanhóis acharam que o Sporting não tinha ninguém à altura do acontecimento….

1 comentário:

José Ferreira Marques disse...

Embora com o equimapento do Real Madrid, o Sporting esteve muito bem representado...
O professor não reparou?

Cumprimentos