sábado, 18 de julho de 2009

JARDIM E A AGENDA SECRETA



PARA O PSD QUANTO MENOS SE FALAR NO ESSENCIAL MELHOR

Jardim, aparentemente sóbrio, é acusado por alguns de ter trazido ao PSD um problema desnecessário com a intervenção, salvo erro em Beja, de explicitação da proposta de revisão constitucional do PSD Madeira. Outros acham que se trata de mais um “número” do Presidente do Governo Regional destinado a animar o “Chão da Lagoa” e a medir até que ponto vai a convergência da Presidente do partido com ele. Outros acham mesmo que Jardim quer ilegalizar o PCP e o BE.
É provável que haja um pequeno fundo de verdade em tudo isto, embora as vantagens para a direcção do PSD decorrentes da intervenção de Jardim sejam bem maiores do que eventuais desvantagens. É que enquanto se discute a intervenção de Jardim centrada numa questão politicamente importante, mas de completa irrelevância para o eleitorado de direita, que aceitaria de bom grado a proposta de Jardim (daí que a direcção do PSD não sinta qualquer necessidade de se demarcar), esquece-se a agenda escondida que esse mesmo PSD se propõe concretizar se for maioritário e conseguir constituir governo.
E essa agenda tem a ver com todas as políticas sociais, sobre as quais os actuais dirigentes do PSD, e outros, falavam abertamente quando consideravam nulas as suas hipóteses de governar, mas que logo começaram a matizar mal despontou no horizonte a possibilidade de serem governo. Quando actuavam livres de tacticismos, todas as propostas do PSD iam desde uma total liberalização de toda a economia com a privatização imediata de tudo o que ainda restasse (agenda de Passos Coelho) até às críticas mais corrosivas a todas as políticas sociais que claramente apontavam para o desmantelamento do que resta do Estado social (privatização da segurança social, primeiro parcialmente, depois quase completamente; privatização gradual da saúde mediante ataques descaracterizadores à universalidade e gratuitidade do sistema; eliminação da maior parte das políticas assistenciais, etc.). Num verdadeiro erro de casting, a actual presidente, numa altura em que as expectativas de governar já obrigavam a um exercício de hipocrisia, mostrando-se incapaz de conter as suas “convicções” chegou mesmo a falar em “rasgar” tudo o que estava feito.
Que ninguém tenha duvidas, o PSD mantém intacta esta agenda e vai aplicá-la usando para o efeito o argumento que Cavaco não se tem cansado de esgrimir: a “desordem das contas públicas” ou seja, o velho slogan salazarista de há quase um século!
Ao eleitorado do centro, centro-direita e direita que tem votado no PS cabe-lhe cruamente escolher entre um partido que adjudica sem concurso o alargamento de concessões por décadas, que se apoia no grande capital, mas que sempre vai mantendo aquelas políticas, com mais ou menos apertos para quem trabalha, sempre mais do que menos, e um outro partido, o PSD, que acabará, passado muito pouco tempo, por fazer o mesmo com suas clientelas, algumas delas até transitadas do PS, mas que sem qualquer espécie de dúvida vai pôr a generalidade dos portugueses a pagar a saúde, vai pôr os pais a pagar os estudos dos filhos a cem por cento e vai acabar ou limitar drasticamente a maior parte das políticas assistenciais.
Quanto mais esbatida estiver a escolha, entre os elementos diferenciadores, para o eleitorado que ambos os partidos disputam para governar tanto melhor para o PSD. Objectivamente as manobras de diversão de Jardim servem este objectivo!

Sem comentários: