terça-feira, 15 de julho de 2008

AI SE A GERMAN SUBMARINE CONSORTIUM FALASSE...


PRIMEIRO SUBMARINO TESTADO HOJE

A compra pelo Estado Português de dois submarinos por cerca de mil milhões de euros, não obstante as frequentes notícias veiculadas pelos jornais, é um daqueles negócios que mais afecta o futuro dos portugueses e acerca do qual eles menos sabem.
Sabem que o processo de compra foi iniciado no Governo Guterres e concluído no Governo Barroso, com Portas como Ministro da Defesa. Sabem também que a Polícia Judiciária abriu uma investigação o ano passado, porque do processo Portucale – um dos muitos “negócios” conduzidos por gente do CDS no Governo – resultavam indícios de “luvas” , no montante de um milhão de euros, para o CDS/PP, conforme os jornais noticiaram.
O que a maior parte dos portugueses não sabe é para que servem os submarinos, nem em quanto eles oneram o défice orçamental, que os trabalhadores e os reformados têm vindo a pagar desde o segundo Governo Guterres e, de uma forma mais intensa, nos últimos três anos.
Estes assuntos, como já aqui dissemos a propósito de outros, não podem ser decididos por quem governa, mas por quem os paga. Somente quem paga tem legitimidade para decidir. Quem governa, além de decidir sobre o destino do dinheiro dos outros, corre frequentemente o risco de decidir pelas piores razões…

Sem comentários: