segunda-feira, 7 de julho de 2008

O SALÁRIO MÉDIO PORTUGUÊS TEM A MAIOR QUEDA DA OCDE


É DOS MAIS BAIXOS E EM 2006 PERDEU 2,6%

Segundo os últimos dados da OCDE, o salário médio dos trabalhadores portugueses, um dos mais baixos da OCDE, foi o que mais caiu em 2006.
Os dados da OCDE são obtidos dividindo a massa salarial conjunta pelo número de trabalhadores portugueses, tendo em conta o dia de trabalho. Esta fórmula tem a vantagem de recolher as retribuições de toda a economia e de expressar a paridade do poder de compra. Dada a fórmula de cálculo, o salário médio crescerá com o desemprego e diminuirá com a subida do emprego pouco qualificado e mal retribuído.
Em 2006 o salário médio dos trabalhadores portugueses era de 13 435 € e perdeu, em termos reais, 2,6% do poder de compra. Todas as demais perdas, em termos reais, do salário médio (Espanha 0,7%, Alemanha 0,3%, Itália 0,2% e Holanda 0,1%) estão muito abaixo da portuguesa. O país da OCDE que teve o maior aumento, em termos reais, do salário médio foi a República Checa (4,6%), seguida da Eslováquia (4,3%) e da Grécia (3,5%).
O salário médio dos trabalhadores portugueses não toma em conta os trabalhadores a recibo verde, por não serem considerados trabalhadores por conta de outrem.

Sem comentários: