quinta-feira, 17 de julho de 2008

MÁRIO SOARES OUVE LULA NA RTP 1


A INCOMPREENSÃO CONTINUA

Mário Soares ouviu Lula no Palácio do Planalto na série de conversas com personalidades de vulto. Como já antes tinha ouvido Hugo Chávez. E a mesma sensação: Mário Soares ainda não compreendeu o que se está a passar na América Latina. Surpresa? Nenhuma. Quem conhece o livro que relata uma conversa idêntica, mas muito mais extensa, com Fernando Henrique Cardoso percebe que sob o idílico consenso que Soares tende a ver em diversas manifestações da vida política brasileira o que na realidade existe é um profundo desconhecimento sobre o que é o Brasil.
Depois, há uma diferença abissal entre as duas personalidades em confronto. Lula, um verdadeiro autodidacta da política, é um homem extraordinariamente inteligente, que conhece a fundo as grandes questões da política brasileira e mundial. É, de resto, um dos grandes políticos do nosso tempo. Pensa e age com êxito, tanto interna como internacionalmente. Está muito para além dos slogans que povoam o discurso de Soares.
Enfim, vamos ficar por aqui, para não termos de falar do “ocidente”, da “globalização” e de outras coisas mais sobre as quais Lula se exprimiu em termos completamente antagónicos aos subentendidos por Soares.
Ou serei eu que não compreendo o que Soares compreendeu?

Sem comentários: