terça-feira, 14 de julho de 2009

AUTÁRQUICAS EM LISBOA


ANTÓNIO COSTA E O VOTO ÚTIL


Multiplicam-se as pressões para que a esquerda vote António Costa, ou seja, Partido Socialista, nas autárquicas de Lisboa para impedir a vitória de Santana Lopes. E a pergunta que muitos dos pressionados formulam é a seguinte: Por que razão não há-de o Partido Socialista na disputa das autárquicas de Lisboa defender a mesma estratégia que defende nas legislativas ou que defende noutros concelhos, nas próprias autárquicas, como, por exemplo, em Évora?
O Partido Socialista ainda não respondeu a esta pergunta. Prefere fazer a pressão quer sob uma forma intelectualmente menor, como ontem fez Ana Gomes no seu blogue, quer de modo mais elaborado como tem feito o candidato.
De facto, a “desgraça” de uma vitória da direita em Lisboa não tem nada que se compare com a "desgraça" de uma vitória dessa mesma direita nas legislativas. Se o PS se sente confortável nas legislativas com a estratégia que adoptou, não pode exigir da esquerda que se sinta penosamente desconfortável por um desconforto bem menor…