terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CAVACO SILVA: ADENSAM-SE AS DÚVIDAS


COMO E A QUEM FOI ADQUIRIDO O TERRENO DA CASA DA COELHA?

Cavaco Silva pode continuar a não explicar, pode inclusive ser reeleito sem esclarecer qualquer dúvida, mas não pode eliminar as dúvidas que cada vez mais se adensam sobre as suas ligações a pessoas do BPN.
E estas dúvidas, se porventura for reeleito, irão acompanhá-lo durante todo o seu mandato. Um Presidente da República, instituição máxima do regime republicano, não pode conviver com dúvidas acerca da honorabilidade de negócios realizados pelo cidadão que conjunturalmente ocupa aquele cargo. Em nome da dignidade da República e do cargo, Cavaco Silva tem de explicar-se, porque nenhuma das explicações que até agora facultadas foi suficiente para esclarecer o que se passou com a compra das acções da SLN e com a aquisição do terreno da Casa da Coelha.
Na política, em democracia, todos são escrutinados. Cavaco não está, contrariamente ao que afirma, acima de qualquer suspeita. Nem ele, nem ninguém.
E, em vez de se vitimizar e de andar a espalhar aos quatro ventos que o querem caluniar, deveria pura e simplesmente explicar as dúvidas que os seus negócios suscitam. Ele, Cavaco Silva, como cidadão, e não remeter os jornalistas nem todos os outros que querem ser esclarecidos para o site da Presidência da República.
A Presidência da República não é para aqui chamada. Não foi como Presidente da República que ele celebrou os negócios que levantam dúvidas. Foi como Aníbal Cavaco Silva.
E as perguntas que continuam sem resposta são: A quem comprou Cavaco as acções da SNL? Desconhecia Cavaco que tais acções lhe estavam a ser vendidas a menos de metade do preço fixado para os não accionistas? Não se apercebeu Cavaco de que ao adquirir por aquele preço acções da SLN poderia estar a emprestar o seu nome à operação de aumento de capital então em curso? Pode Cavaco exibir o documento comprovativo da compra das acções?
Quanto ao terreno da Casa da Coelha não são menores as dúvidas que a transacção suscita. A Visão online tem matéria suficiente para exigir explicações. Em vez da fazer resumos, mais vale ler aqui o que a Visão apurou.
De qualquer modo não se percebe o que Cavaco permutou. Um terreno na Coelha por uma vivenda em Montechoro? Uma vivenda em Montechoro por um terreno na Coelha mais a respectiva construção de uma vivenda (T6) com logradouro? E o permutante é simultaneamente o titular do terreno e construtor civil da vivenda? Só de facto com a escritura de permuta, que Cavaco Silva não mostra, se poderiam esclarecer algumas dúvidas.
Por outro lado, seria interessante que a Visão investigasse em nome de quem está registada a casa que Cavaco tinha em Montechoro, aparentemente objecto desta permuta.
Sobre o que não há dúvida é que o espírito da SLN ronda Cavaco!

4 comentários:

Teresa disse...

ainda não li o artigo da Visão mas há uma coisa que não percebo - as escrituras são públicas, como o próprio nome indica, e no registo predial, também público, deverá obrigatoriamente ser referido entre quem e onde foi a escritura feita, portanto qual tem sido a dificuldade em conseguirem uma cópia?

Anónimo disse...

Pois, pois Teresa, também já perguntei isso mesmo. Até ao Bastonário ou Bastonária da Ordem dos Notários! Mas sem resposta! Porque será?

Teresa disse...

Será porque se chama Cavaco e não Sócrates?
Seja como for se a escritura não aparece devia haver pelo menos um inquérito do Instituto dos Registos e Notariado ou por quem agora tem competência para tal...

Anónimo disse...

O homem é tão honesto...tão honesto...que até parece um sino...