segunda-feira, 4 de março de 2013

O POVO É QUEM MAIS ORDENA



RESCALDO DA MANIF DE SÁBADO
 

Soares, quase centenário, doente, e, por isso, intermitente, faz mais pelo derrube do governo do que Costa e Seguro juntos, muito mais interessados em “jogos malabares” com Paulo Portas do que na resolução dos problemas dos portugueses.

Que não tenham dúvidas: as manifestações de sábado não foram apenas contra os que lá estão. Foram também contra os que, lá não estando, são iguais aos que lá estão. Os portugueses, como os espanhóis, os gregos, os italianos e tantos outros têm aprendido muito com o que se está a passar na Europa nestes últimos quatro anos.

Se Assis, Costa, Seguro, Santos Silva e tutti quanti ainda não perceberam, o problema será deles. Se continuam a supor que a política é uma coutada do “círculo de S. Bento”, não passando o povo de um espectador passivo, chamado a participar regularmente em actos rotineiros cada vez mais despidos de significado pela institucionalização da mentira entre o antes e o depois, é porque estão a viver num tempo que já nada tem a ver com o presente.

A velha política tem os dias contados. Passou o tempo das delegações de poder e das representações incondicionadas. O povo quer decidir sobre tudo o que lhe diz directamente respeito. Não mais confia em mandatários que o vigarizaram, enganaram, roubaram. Ou aparece gente que percebe isto, ou os governos, o poder institucionalizado em geral, passarão a ser uma espécie corpo estranho, sitiado, que usa a força para se manter até ser completamente varrido da polis. E uma nova época surgirá, pautada por uma verdadeira democracia em que “O Povo é quem mais ordena!”.

7 comentários:

gina henrique disse...

Concordo mas o povo tem que aprender que no circulo de S. Bento há quem esteja do seu lado e seria muito bom que aprendesse de uma vez a separar o trigo do joio.

JM Correia Pinto disse...

Sim, o problema é esse, mas não só esse. É o paradigma democrático que tem de mudar. Assim não dá, seja com quem for...

Eduardo Pinto disse...

A intenção é boa mas andam a atirar pedras à malta errada, numa plutocracia como a nossa devemo-nos dirigir não ao executivo ou ao legislativo mas sim ao poder financeiro. As manifestações deveriam então culminar não em S.Bento ou no terreiro do paço mas sim em frente às sedes dos bancos.

menvp disse...

O POVO É QUEM MAIS ORDENA»


Quem mais ordena são os lobbys!

-> Anda por aí muita conversa que... visa perpetuar/eternizar a parolização de contribuinte... isto é, ou seja, lançar uma cortina de fumo para que o contribuinte não veja o óbvio: os contribuintes não podem passar um 'cheque em branco' aos políticos!... Leia-se: votar em políticos... sim mas... votar não é passar um 'cheque em branco'!
.
-> Não seja/sejam cúmplices da música para otários: «vira o disco e toca o mesmo».
-> De facto, mesmo realizando eleições em todos os "semestres"... seria o «vira o disco e toca o mesmo»: os lobbys manteriam a sua influência... e quando passassem a «ex-», os governantes, teriam belos 'tachos' à sua espera.
.
-> Os políticos não deverão ter o número de mandatos limitado... mas, em contrapartida, esses mandatos deverão estar sujeitos a uma muito maior vigilância/controlo por parte dos cidadãos. [nota: e os políticos deverão ter uma idade de reforma igual à do regime geral!]
.
-> Pelo 'Direito ao Veto de quem paga': blog «fim-da-cidadania-infantil».

O Puma disse...

Um dia os cravos falarão mais alto

O Puma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anamar disse...

O que dizer???

Lê-lo e constatar a verdade... E, essa "do paradigma democrático", tem que me explicar.

Abraço

ANA