quinta-feira, 10 de abril de 2008

ZAPATERO NÃO OBTÉM INVESTIDURA NA PRIMEIRA VOTAÇÃO


PSOE GOVERNARÁ SEM ALIANÇAS FIRMES

Como se esperava, José Luis Zapatero não foi hoje investido primeiro-ministro por não ter obtido a maioria absoluta dos votos (176). Em princípio, e salvo qualquer surpresa que se não espera, será investido na próxima 6.ª feira com maioria relativa.
O desfecho da votação de hoje era esperado, por não ter sido alcançado um acordo estável com as forças que, em princípio, poderiam apoiar Zapatero: a Convergências e União (CiU), da Catalunha e Partido Nacionalista Vasco (PNV), do País Basco.
As negociações, que decorreram durante alguns dias, não se traduziram em qualquer acordo firme, facto que não constituiu surpresa para ninguém, já que desde a primeira hora se compreendeu que o PSOE não estaria na disposição de selar um acordo a qualquer preço. Zapatero considera-se hoje mais forte do que há quatro anos, principalmente no País Basco e na Catalunha, regiões onde ganhou as eleições em todas as províncias. Por outro lado, um entendimento com a CiU não era do agrado do Partido Socialista da Catalunha (PSC), circunstância que pesou decisivamente no desfecho das negociações. Relativamente ao PNV, uma certa ambiguidade da linha política, depois da derrota de 9 de Março, também não favoreceu um entendimento com os socialistas.

1 comentário:

Manuel Correia disse...

Bom dia.
Li o seu artigo no Público de ontém. Gostei e achei justo. Se o postasse no Politeia sempre poderíamos fazer-lhe referência noutros blogues.
Saudações.