sexta-feira, 4 de abril de 2008

ZAPATERO QUER A NATO VINCULADA À ONU

ASSIM É QUE É

Zapatero na sua alocução em Bucareste expressou o desejo de que a Aliança esteja mais centrada na paz, na democracia e na solidariedade e que, além disso, actue vinculada à ONU e esteja mais virada para o Mediterrâneo e o Norte de África.
Foi ainda contra a adesão da Ucrânia e da Geórgia e apoiou a posição da Grécia, no conflito que este país mantém com a Macedónia, relativamente ao nome desta ex-República da Jugoslávia. Manifestou-se também contrário ao aumento das tropas espanholas no Afeganistão: “O contingente espanhol é suficiente e assim se manterá”, disse.
Segundo Zapatero, a NATO deve adaptar-se à nova realidade do mundo, marcada pela inexistência de blocos e deverá antes ter em conta as actuais ameaças e os desafios para a segurança mundial. Ainda segundo Zapatero, o instrumento básico para manter a segurança, a democracia e a paz, é uma Aliança Atlântica vinculada às Nações Unidas.
Um oceano separa a concepção espanhola da NATO da que ontem foi expressa pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luis Amado.
Mais palavras para quê?

Sem comentários: