quarta-feira, 8 de abril de 2009

GRANDE PORTO


ASSIM DÁ GOSTO VER JOGAR

Num país futebolístico onde o Sporting permanentemente se queixa dos árbitros, exercendo obre eles uma enorme pressão com a intenção de dela tirar indiscutíveis vantagens (como Dias da Cunha ainda hoje reconheceu), e externamente é copiosamente batido por números próprios de um jogo de andebol; e onde o pobre e triste Benfica não passa de uma relíquia mirrada, ao qual tudo acontece desde dirigentes incompetentes e broncos a treinadores de flamengo metamorfoseados em treinadores de futebol, emerge o FCP como grande equipa europeia já hoje senhor de uma tradição que indiscutivelmente o coloca como a mais prestigiada equipa de futebol portuguesa de todos os tempos.
Grande jogo do Porto em Old Traford. Ao nível dos melhores de sempre da Liga dos Campeões.
Sim, eu sei que a “acumulação primitiva” do Porto é muito parecida com a “acumulação primitiva” do capital. Mas que se há-de fazer? Não vivemos em regime capitalista?
Que pena que os dirigentes máximos do FCP não aceitarem a aleatoriedade do futebol!

1 comentário:

Pedro Tinoco Figueiredo disse...

Lembro antigas e fortes discussões no velho e "desaparecido" Largo da Feira, em Lanheses.

Essa memória torna ainda mais difícil discordar de alguém que, nessas mesmas discussões, era lembrado por padecer da "doença benfiquista" e como sendo um fervoroso seguidor do futebol, não obstante a elevada craveira intelectual (um paradoxo insanável para as mentes brilhantes do nosso país).

Pois tenho que discordar da caracterização que aqui é feita ao clube nortenho, pelo simples facto de que a "a ocasião faz o ladrão". Se o glorioso participasse todos os anos na Champions, não tenho duvidas que eliminaria mais vezes o Manchester United e o Liverpool na mesma época (2005/2006). Já todos sabemos porque vamos ficando de fora...

Se todos pensarmos, por exemplo, nos políticos mais representativos do actual panorama europeu e mundial, talvez cheguemos à conclusão que não são necessariamente de grande qualidade e de percurso exemplar...E o que eles representam também não é de sonho!

Um grande abraço familiar e muitos parabéns pela brilhante prosa que caracteriza este blog.