sexta-feira, 3 de abril de 2009

A SEGURANÇA SOCIAL, O PS E O PSD



O MELHOR É NÃO CONFIAR EM NENHUM DELES


O PS tem vindo, nos últimos dias, a desencadear um ataque contra o PSD por causa do regime da segurança social. Diz o PS que o PSD quer privatizar a segurança social e aduz algumas provas documentais sobre o assunto retiradas de anteriores posições do PSD até então não desmentidas. O PSD, agora em vésperas de eleições, já veio negar que queira tal coisa. E considera que se trata de mais uma calúnia do Eng.º Sócrates.
Há cerca de um ano, Luis Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e um dos seres pensantes deste governo, disse numa entrevista à Visão. “O Estado deve ser reconfigurado. Depois de corrigido o problema do défice, temos de repensar o Estado no exercício das suas funções, uma a uma. Temos de encontrar um equilíbrio entre as funções de soberania e as funções sociais. Em algumas funções sociais, não vejo qualquer problema em que haja, garantido o sistema público, áreas de actuação privada”.
A que funções sociais se queria referir Luis Amado? Ele não o disse, mas nessas funções cabe perfeitamente a segurança social. Entre aquilo que os partidos ditos de governo dizem em campanha eleitoral e o que fazem depois quando governam vai uma grande distância, como todos, por experiência própria, sabemos. Por isso o mais avisado é não acreditar nem num nem noutro!

Sem comentários: