segunda-feira, 6 de abril de 2009

OS CANDIDATOS DO PS AO PARLAMENTO EUROPEU E DURÃO BARROSO



DEMAGOGIA E MÁ CONSCIÊNCIA


Como aqui tínhamos previsto, a candidatura de Durão Barroso à Presidência da Comissão Europeia iria necessariamente “cruzar-se” com a campanha do PS para as europeias.
Sócrates, numa crise de honestidade, disse que o seu partido apoiaria Durão Barroso, e que a candidatura deste não era uma candidatura do PPE, mas do Conselho Europeu.
Entretanto, os candidatos do PS que já se exprimiram sobre o assunto não podem deixar de fazer o seu “número”. Uns por razões manifestamente pessoais, atacam Durão Barroso por princípio, outros, por razões políticas, querem distanciar-se dele durante a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu para não dar trunfos à esquerda. E pedem o auxílio de Mário Soares que lá vem lembrar a guerra do Iraque e as amizades com Bush, enfim, episódios que nada tem a ver com a prestação de Barroso à frente da Comissão, embora tenha sido obviamente por força deles que ele para lá foi.
O que seria interessante é que os candidatos do PS dissessem ao eleitorado que actos de Durão Barroso, como Presidente da Comissão Europeia, eles não apoiaram. À parte o episódio da constituição inicial da Comissão (que começa por ser da responsabilidade dos Estados Membros), que indiquem um em que tenham estado em desacordo. Um único!
Raia a demagogia mais caricata os candidatos do PS dizerem que querem substituir Durão Barroso para acabar com o neoliberalismo na Europa e outras tiradas do género. A verdade é muito outra: a Europa que temos é a Europa que o PS e PSD, na mesma medida e com o mesmo empenho, ajudaram a construir com outros que pensam como eles ou que pensam por eles e que eles apoiam!

1 comentário:

samuel disse...

Vão acabar a campanha com enormes dores nos rins...