quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

UCRÂNIA: AVIZINHA-SE O FIM DA "REVOLUÇÃO" LARANJA


UNM FINAL ESPERADO
Se as sondagens não estiverem completamente erradas, no próximo domingo, a auto-intitulada “revolução” laranja terminará na Ucrânia.
O pró-americano Victor Iuschenko parece não ter qualquer possibilidade de ser reeleito, apesar de se continuar a considerar como grande defensor da independência nacional e acusar os seus adversários, Julia Timoshenko, actual primeira-ministra, e Victor Yanukovich, anterior presidente da república e também primeiro-ministro, como agentes do Kremlin.
O país está quase na bancarrota, aliás, já estaria se não tivesse negociado um empréstimo com o FMI e não se perspectiva nos tempos mais próximos uma modificação na situação económica.
A presidência de Iuschenko, manifestamente anti-russa, não logrou obter o apoio dos ucranianos. É impossível apagar o facto histórico de a Rússia “ter nascido” na Ucrânia e apesar de tudo o que se passou na Ucrânia, no século passado, durante década de 30 e a seguir à ocupação nazi, continua a haver uma grande ligação entre os dois países e os dois povos. Uma política hostil à Rússia é uma política contra-natura e os resultados estão à vista. Por outro lado, a situação económica, em grande parte consequência daquela hostilidade artificial, também não ajudou Iuschenko a consolidar a sua política.
Quem no Ocidente supunha que a Ucrânia era uma espécie de Polónia enganou-se.

Sem comentários: