quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"DIRECTO AO ASSUNTO" II


UMA VOZ LÚCIDA DE ESQUERDA

Já aqui fiz referência ao desempenho de Joana Amaral Dias no programa de comentário político “Directo ao Assunto”. De tudo o que tenho visto e ouvido aos demais representantes da esquerda noutros programas semelhantes, em nenhum deles há uma voz tão lúcida como a dela.
A crítica que fez ao Orçamento e ao défice foi implacável e irrespondível. Sim, é possível reduzir o défice e melhorar a redistribuição dos rendimentos; sim, é possível cortar despesas supérfluas e melhorar as prestações sociais; sim, é possível aumentar a receita sem onerar os rendimentos mais baixos.
Do mesmo modo, ninguém percebe como o défice deslizou. Como é possível que não tendo havido apoios às instituições financeiras, nem às empresas estruturantes da economia nacional, o défice tenha assumido as proporções que hoje tem? E quem beneficiou com ele? Tudo perguntas a que a direita e o governo não respondem.
O governo insiste na política dos últimos dez anos, cujos resultados estão à vista. É um caminho que não se pode trilhar. E porque o faz o governo? Não seguramente por masoquismo, nem por estupidez, mas para garantir no imediato aos mesmos de sempre uma taxa de lucro idêntica ou até superior à dos anos anteriores. Esse é o resultado da política do governo. Resultado pago com desemprego, com congelação dos salários baixos e das pensões. Mas não só. O governo prepara, com esta política, a privatização do que resta ao Estado na esfera empresarial e também a privatização das áreas sociais lucrativas.
Este sim, o resultado da política do Governo! Tudo isto foi denunciado, e bem, no programa acima referido.

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

1º) Para os leitores deste blogue que não viram (e ficaram curiosos em ver) o programa citado, na edição citada, têm que copiar o link abaixo, colá-lo na "barra de endereços", e carregar na tecla "enter":

http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=25197&formato=flv

Não se trata de pirataria, trata-se de ver a versão integral deste programa no sítio da empresa que o transmitiu.

2º) Por falar em Joana Amaral Dias, em que é deu aquela estória do convite que lhe foi feito pelo Presidente da ARS Centro (tudo indica que a mando de Sócrates) para ter "um tacho" no Estado?

E as relações dela com Sócrates? E com Louçã (a quem ela acusou, na altura, de aproveitamento político)?