quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"CONTAS À VIDA" NA TVI 24



BREVES CONSIDERAÇÕES

“Contas à vida” é um programa de economia da TVI 24. Hoje de madrugada, por mero acaso, tomei contacto com ele, creio que numa transmissão em repetição.
Estavam presentes Braga de Macedo, Pina Moura e João Rodrigues. O moderador era o Peres Metello. Se o programa tivesse apenas como intervenientes Braga de Macedo e Pina Moura, teria pura e simplesmente feito zapping para preservação da minha saúde mental, ainda por cima àquela hora da noite. Mas estava lá João Rodrigues, e eu, que só o conheço dos Ladrões de Bicicletas e dos artigos nos jornais, tinha curiosidade em o ver debater temas económicos com aqueles dois senhores.
Como não podia deixar de ser, discutiu-se o orçamento, o défice, a dívida e também o euro. Braga de Macedo defendeu o que seria normal que defendesse. Pina Moura, como economista teórico, é primário. Nada do que diz tem consistência teórica e o seu discurso, acentuadamente ideológico, é típico de um político que diz aquilo que é conveniente que politicamente se diga.
João Rodrigues tinha coisas importantes e diferentes para dizer. Mas não sabe falar em televisão. E fica prejudicado por isso. Em televisão os raciocínios têm que ser directos e as frases têm de concluir-se. É mais importante concluir uma frase e completar uma ideia do que tentar simultaneamente expor várias ideias, por maior conexão que haja entre elas, sem acabar nenhuma frase nem completar qualquer ideia. Isso dá força ao oponente e não transmite a mensagem devida ao ouvinte.
Não sei se ele é comentador residente ou se foi lá por acaso. Mas se é habitué da próxima vez, por favor, conclua as frases e as ideias e não deixe que o seu raciocínio seja frequentemente interrompido por orações intercaladas, também elas incompletas, que retiram a atenção do principal e acabam por não esclarecer o acessório.

Sem comentários: