quinta-feira, 18 de março de 2010

ANGELA MERKEL REITERA NO BUNDESTAG A TESE DO SEU MINISTRO DAS FINANÇAS




É PRECISO ENCARAR A HIPÓTESE DE UM PAÍS SAIR DO EURO, DIZEM OS ALEMÃES


Para quem supunha que a posição do Ministro das Finanças alemão de expulsar do euro um país incumpridor era uma simples posição individual ditada para tranquilizar o FDP, ficou hoje a saber, depois da intervenção de Angela Merkel no Bundestag, que essa é a posição do Governo Alemão.
Merkel acha que as sanções previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento não têm qualquer eficácia quanto mais não seja porque quem está sem dinheiro não paga multas.
Por outro lado, a Chanceler mais uma vez se manifestou inequivocamente contra qualquer ajuda à Grécia, considerando-a contraproducente não apenas pelo mau exemplo que dá, mas também porque tal ajuda, em seu entender, não resolve nada enquanto a Grécia não fizer as reformas que se impõem.
Vai mais longe e aponta o modelo alemão como exemplo a seguir.
Do lado da França, a novidade está em as palavras de Christine Lagarde terem sido apoiadas pelo governador do Banco de França, quando este disse que o problema não consiste apenas em assegurar o equilíbrio orçamental, mas também em encontrar os meios para alcançar um melhor equilíbrio entre a produção e o consumo no interior da zona euro.
Ou me engano muito ou isto vai acabar mal…

Sem comentários: