quarta-feira, 24 de março de 2010

UMA SUGESTÃO DE JOÃO RODRIGUES (DA SEXTANTE)




SERIA ALTURA DE SÓCRATES FAZER JUS À AUTOCRÍTICA

Segundo creio, na pré-campanha eleitoral para as legislativas, Sócrates tendo decidido abandonar mediaticamente para efeitos eleitorais o “animal feroz” que o habita e deixar uma singela nota de humildade democrática, reconheceu que tinha cometido alguns erros durante os seus quatro anos de mandato. Interrogado sobre os domínios onde teria errado, Sócrates não teve dúvidas em indicar uma área da governação onde nem sequer (infelizmente) tinha sido muito atacado, para desse modo não deixar qualquer espaço de manobra aos seus adversários. E com falsa pena do sucedido disse: a cultura.
Bem, João Rodrigues, velho amigo e companheiro de muitas décadas, editor da Sextante (já “anexada” pela Porto Editora), fala hoje no Público da importância das pequenas editoras independentes e da agonia em que o (famigerado) mercado permanentemente as coloca. E dá sugestões que poderiam garantir alguma “qualidade de vida” aos pequenos livreiros, tão necessários quanto indispensáveis.
João Rodrigues, profundo conhecedor do sector, não tem ilusões e sabe que o pequeno editor que pensa sobreviver jogando o jogo do mercado não tem qualquer hipótese.
Era altura de Sócrates fazer jus à sua autocrítica pré-eleitoral, indo buscar não aos trabalhadores e aos reformados mas aos seus amigos banqueiros algum dinheiro para apoiar este sector da cultura.
Provavelmente, o mais que fará na próxima campanha eleitoral é reconhecer que não deu suficiente apoio à reprodução do lince da Malcata!

Sem comentários: