domingo, 7 de março de 2010

COSTA MARTINS


UM CAPITÃO DE ABRIL

Foi com grande emoção que tomei conhecimento de que um dos ocupantes da avioneta que ontem se despenhou em Montemor-o-Novo era Costa Martins, capitão de Abril e companheiro de muitos percursos a seguir à data inesquecível de 25 de Abril de 1974.
Conheci Costa Martins no Governo, como Ministro do Trabalho. Oriundo da Força Aérea não era um militar como os outros. Havia nele uma capacidade inata para enganar o adversário através de pequenos ardis, às vezes até pareciam inocentes, mas que sempre resultavam e que faziam dele um Ulisses sem barco e sem Ítaca dos nossos tempos.
Desempenhou um papel operacional notável no 25 de Abril na tomada do Aeroporto de Lisboa e da Base Aérea n.º 1, acabando também por desempenhar um papel relevantíssimo no 25 de Novembro em colaboração com Costa Gomes.
Atacado impiedosamente pela direita e muito perseguido pelos que tinham sido vítimas dos seus variados ardis, “volatilizou-se” a seguir ao 25 de Novembro, tendo sido com grande satisfação que, meses mais tarde, o encontrei na pista do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, acompanhado de vários antigos operacionais da LUAR.
Também em Angola as coisas não foram fáceis para ele e só com muita sorte saiu “ileso” dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977.
Mais tarde, quando as coisas acalmaram, regressou a Portugal. Encontrei-o muitas vezes no Algarve, onde vivia. Passou horas a fio a explicar-me como se ganhavam no Supremo as acções que tinha intentado contra os que o quiseram prejudicar. E não é que ganhou mesmo. Impagável Costa Martins!
Com ele caiu também Sousa Monteiro, comandante reformado da TAP, conhecido articulista da imprensa semanal e esporádico comentador televisivo de assuntos aeronáuticos.

4 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Lamento muito, caro amigo... e, permita-me que, com todo o respeito, faça link do seu texto.
Um abraço.

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Correia Pinto,

Homenagem mais do que merecida.
Fiz link para o meu novo blog "A Carta a Garcia".Obrigado.Abraço.
Osvaldo Castro

anamar disse...

Gostei da sua opinião e emoção..
Abraço
Ana

Raimundo Narciso disse...

Meu caro fiz como os outros. Coloquei um link lá no meu jornal de parede.
O Sousa Monteiro ligou-me na véspera às 16 e 49. Devia ser para combinar um almoço. Talvez com o Costa Martins, porque aí há umas duas semanas ele disse-me "não sabia que não conhecias pessoalmenmte o Costa Martins, então vamos almoçar os três um destes dias.Estive ocupado 6ª e Sábado num seminário e também porque me esqueci entretanto, só lhe liguei Sábado às 18h e 49m (telemóveis registam tudo)Teria acabado de morrer. Soube da notícia umas horas depois e foi um choque. Maior ainda ao saber que também morrera o Costa Martins.