domingo, 27 de maio de 2012

AS SOLUÇÕES QUE VEM DA ALEMANHA



A RESPOSTA A HOLLANDE




Perdeu-se completamente a vergonha, como ainda ontem Günter Grass em mais um poema – este mais denso e de melhor qualidade literária que o anterior (sobre Israel) – escrevia ao referir-se ao comportamento da Europa, a começar pela sua Alemanha, relativamente à Grécia (aqui a tradução espanhola).

Mas a falta de vergonha da Alemanha não se fica pelo que está a fazer à Grécia. Não lhe basta a ela e aos seus satélites, a começar pelos serventuários portugueses, tudo fazerem para tornar os eleitores gregos reféns das suas inabaláveis posições. Querem mais: segundo a edição on line de Der Spiegel de anteontem, o governo de Merkel, seguramente para apresentar um agenda que possa ombrear com a de Hollande, está a preparar um programa de “crescimento e emprego” para a “Europa deprimida”. Um projecto que a direita alemã curiosamente já quis pôr em prática aqui há uns anos na Alemanha de Leste mas que teve de abandonar pelo coro de críticas que então suscitou.

Em que consiste tal programa? É muito simples: inspira-se numa ideia posta em prática pela China nas regiões mais atrasadas que consiste no abandono da protecção social e laboral do trabalho acompanhada da atenuação das regras ambientais e da desoneração fiscal do capital como forma de atracção do investimento.

A Alemanha quer pôr em acção os novos campos de concentração de trabalho forçado. Desta vez não serão para alimentar directamente as suas empresas mas para lhe pagarem as dívidas. E de certeza que não faltarão por cá e noutros países kapos para tomar conta destes campos.

Isto está a chegar ao fim…vai ser necessário combatê-los a sério outra vez até à rendição completa!

Sem comentários: