quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

FIDEL AGUENTA-SE E ELOGIA OBAMA


COMO VERÁ A DIREITA AMERICANA A SIMPATIA UNIVERSAL POR OBAMA?

Obama continua a despertar por todo o mundo uma enorme simpatia. Não apenas das pessoas comuns, o que seria normal, mas também de políticos há muito diabolizados por Washington.
Ontem, foi Raul de Castro a tecer considerações muito positivas sobre Obama; hoje, é Fidel, que por intermédio de Cristina kirchner, não lhe poupa elogios. Amanhã, certamente serão outros.
Não há a menor dúvida de que o povo americano sente orgulho num presidente que por todo o lado é admirado. Depois de tantos mandatários, não apenas Bush, constituírem o alvo privilegiado de todas as contestações, qualquer que fosse a parte do mundo onde se deslocavam, estar na Casa Branca alguém que, pelo contrário, é estimado e desejado como hóspede, não pode deixar de constituir para o patriótico povo americano motivo de profundo orgulho.
E a direita, a terrível direita americana, como verá tudo isto? Quem conhece as campanhas de intoxicação da opinião pública que essa mesma direita, há sessenta anos a esta parte, por intermédio dos seus mais emblemáticos agentes, tem sido capaz de levar a cabo nos quatro cantos do mundo, sempre com assinalável êxito, não pode deixar de estar preocupado com o que possa vir a passar-se. Se a maré continua, Obama vai certamente ser vítima de todas as armadilhas. Oxalá se proteja!

Sem comentários: