sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A GUERRA DO GÁS ESTÁ PARA DURAR



A UCRÂNIA ESTICA A CORDA

O gás continua a não chegar aos países da Europa de Leste. Há reuniões em Moscovo, Putin propõe uma cimeira de países consumidores e fornecedores e acusa a UE de não estar a fazer tudo o que está ao seu alcance para pressionar a Ucrânia a deixar passar o gás.
A Ucrânia diz que a Rússia não está a bombear gás em quantidade suficiente para chegar à EU. A Rússia desmente e contra-propõe: a Ucrânia que envie o seu gás para a Europa e a Rússia obriga-se a repor nos depósitos de Kiev a mesma quantidade. A Ucrânia não aceita.
A União Europeia continua a falar no plural, embora a Hungria já fale em processar a Ucrânia e o próprio Durão Barroso lembre que a Ucrânia subscreveu a Carta da Energia.
Lição da história: a Rússia cumpre a sua parte, mas recusa o papel de “escuteiro”, tanto mais que os países da Europa Ocidental quase não são afectados. A Ucrânia joga forte. O que saberá Yushenko que nós não sabemos? Ou será que tudo não passa de uma disputa eleitoral entre ele e Timoshenko? Pelo menos, para meia Ucrânia afirmar que a Primeira-Ministra quer entregar os gasodutos ucranianos aos russos é bem capaz de render eleitoralmente...

Sem comentários: